Serviços Públicos

Copel recebe prêmio de melhor distribuidora da América Latina
07-11-2014 18:56

O vice-governador em exercício Flávio Arns receberá na segunda-feira (10/11), no Uruguai, o prêmio de Melhor Distribuidora da América Latina ganho pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). O prêmio é concedido pela Comisión de Integración Energética Regional (CIER), principal entidade do setor no continente.

“Pela terceira vez em quatro anos, o Paraná é reconhecido por ter o melhor serviço de atendimento com energia elétrica da América Latina”, diz Arns. “O prêmio comprova o excelente serviço prestado pela Copel aos paranaenses”.

A entrega da premiação será realizada durante o Congresso Iberoamericano de Energia, que reunirá representantes de mais de 250 empresas do continente em Punta del Este, no Uruguai, de 10 a 12 de novembro. O encontro vai discutir os rumos do setor elétrico na América Latina.

A Copel concorreu com 34 grandes distribuidoras de 13 países. A avaliação do desempenho é feita através de uma pesquisa de satisfação com os consumidores de energia de todas as empresas.

PREMIAÇÕES - Realizado desde 2003, o prêmio adota a mesma metodologia da Pesquisa da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia (Abradee), que também reconheceu a Copel em 2014 como a melhor distribuidora do Brasil na avaliação do cliente.

Em 2011 e 2012 a Copel também havia conquistado o ouro e, em 2013, o bronze no Prêmio Cier. “Nestes últimos quatro anos, a Copel priorizou a qualidade do serviço, com investimentos significativos”, diz o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer.

Os consumidores respondem a um questionário com perguntas sobre diferentes áreas de atuação das companhias, como fornecimento de energia, informação e comunicação, atendimento ao cliente, conta de luz e imagem da empresa.

A partir dos dados coletados, é calculado o Índice de Satisfacción del Cliente con la Calidad Percibida (ISCAL). O ISCAL da Copel foi 89,3, seguido pela também brasileira Elektro (88,3) e pela Essa, da Colômbia (87,2).

FOCO NO CLIENTE - O diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Daleffe, comemorou o prêmio e ressaltou os investimentos que a Copel fez em modernização da rede elétrica, atendimento e gestão. “Ao contrário do que se pode imaginar, a busca pela qualidade não é um custo elevado e tem um retorno assegurado, para a Companhia e para os paranaenses”.

Em busca da satisfação do cliente, a Copel Distribuição escolheu três focos estratégicos que norteiam a atuação da empresa: que não falte energia, que a conta de luz esteja correta e não traga “surpresas” e que, ao contatar a empresa, o cliente seja bem atendido.

Os resultados dessa aposta justificam o reconhecimento. Em dez anos, a Companhia quadruplicou o investimento na rede de distribuição. Somente em 2013 foram aplicados quase R$ 800 milhões. Em consequência, na última década a Copel reduziu pela metade a ocorrência de interrupção de energia.

No mesmo período, a empresa colecionou diversas premiações na satisfação do cliente. Em 2014, além da CIER e da Abradee, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconheceu o trabalho desenvolvido pela Companhia. Entre todas as grandes distribuidoras do Brasil, a Copel obteve o menor índice de reclamações procedentes na ouvidoria da Agência, 0,66, enquanto a média nacional foi de 4,47.

(BOX)

Destaque em responsabilidade socioambiental

Além do prêmio principal, a Copel Distribuição também foi a mais bem avaliada em Responsabilidade Social. Inédito para a estatal, o troféu de destaque na área é conferido à distribuidora com melhor desempenho geral em 14 diferentes atributos, como apoiar programas sociais, ambientais e eventos culturais, levar energia a localidades remotas e contribuir para o desenvolvimento regional, dentre outros.

Entre as principais estratégias para implementar ações de responsabilidade, destacam-se a criação de um comitê gestor voltado ao Prêmio Abradee e a constituição de comissões internas socioambientais (Cisa). "Este prêmio é um reconhecimento à nossa preocupação em estruturar e consolidar a gestão sustentável e responsável de todas as nossas atividades", diz Vlademir Daleffe.

De modo estruturado e contínuo, a Copel desenvolve projetos socioambientais em todo o estado, como o programa “Iluminando Gerações”, que leva orientações sobre uso seguro e eficiente de energia a mais de 100 mil alunos. Para a preservação da natureza, o programa Florestas Ciliares recupera áreas ambientais degradadas. Já pelo programa Luz Fraterna o Governo do Paraná quita as contas de luz das famílias de baixa renda com consumo de até 120 kWh.

CINQUENTENÁRIO - O congresso no Uruguai também celebra os 50 anos da Comisión de Integración Energética Regional (CIER). O presidente do Conselho de Administração da Copel, Mauricio Schulman, será um dos homenageados, por ter sido presidente da Cier no biênio 1980/1981.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado