Serviços Públicos

CRAS fecha mas atendimentos serão mantidos, diz secretário
04-11-2015 19:07

Após repercussão nas redes sociais, o secretário de Assistência Social de São José dos Pinhais, Imar Augusto, falou ao Guiasjp sobre o fechamento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) localizado no Campestre da Faxina. Segundo ele, o local será fechado para otimizar recursos e reestruturar os serviços de atendimento na área rural, que ganharão um novo e equipado veículo móvel em 2016. “Mas as comunidades continuarão sendo atendidas e com qualidade”, garante o secretário.

“Estudamos, inclusive, a ampliação deste atendimento a outras localidades”, reforça. De acordo com ele, o CRAS do Campestre da Faxina é apenas uma base de apoio da equipe multidisciplinar, que faz os atendimentos a dez bairros da região rural. “Os atendimentos da comunidade do Campestre já eram realizados apenas uma vez por semana no local, e continuará assim.”

Imar lembra que nos outros bairros da região, os atendimentos já são realizados por meio do sistema volante, ou seja, uma kombi com a equipe multidisciplinar percorre as comunidades em dias específicos e realiza os serviços em espaços públicos, como postos de saúde e escolas. “Assim, não teremos grandes mudanças pois ninguém deixará de ser atendido.”

GRUPOS
Questionado sobre grupos de crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – e se reuniam nas dependências do CRAS - Imar informa que todos serão encaminhados para o contra turno escolar. “Dos 30 cadastrados no serviço, apenas 5 ou 6 participavam dos atendimentos, por período. Como a Educação nos repassou a necessidade deste reforço escolar, vamos encaminhá-los.”

Já os idosos, integrantes do mesmo serviço, continuarão, segundo ele, a se encontrar nos locais em que estão acostumados. “Eles não utilizavam o CRAS para estes encontros”, assegura.

CRAS MÓVEL
A otimização de recursos e a busca pela eficiência do poder público são apontados como as causas para o fechamento do CRAS que, em números oficiais, realizou apenas 25 atendimentos nos últimos três meses. “Estamos reestruturando os serviços e a equipe. Mas os atendimentos vão continuar e com qualidade.”

Para isso, Imar conta, com exclusividade, que o Município está prestes a receber um novo veículo móvel. “Será um furgão, adequadamente equipado, para atender os moradores da área rural de SJP.”

A verba para aquisição do veículo – chamado de CRAS Móvel - virá do Governo Federal. O aviso de licitação já foi publicado e o pregão eletrônico vai acontecer no próximo dia 16. “Acreditamos quem em março ele já estará circulando”, finaliza o secretário.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado