Serviços Públicos

Cuidados com a ligação de água evitam desperdícios nas férias
23-12-2011 11:33

Antes de viajar para férias ou feriados prolongados, os proprietários de imóveis devem tomar alguns cuidados com as instalações hidráulicas da casa e com a ligação de água. A Sanepar orienta seus clientes para que não esqueçam de verificar se torneiras e válvulas de descarga estão funcionando adequadamente. Outra medida preventiva e fácil é fechar o registro do cavalete de água.

“Com essas atitudes é possível evitar desperdícios e possíveis excessos de consumo”, explica o gerente regional da Sanepar em Maringá, Valteir Galdino da Nobrega. “Uma única torneira com vazamento de um milímetro de água pode desperdiçar até 60 mil litros por mês”, alerta. O registro do cavalete fechado também evita vazamento na tubulação ou na caixa de água.

Nobrega também orienta os clientes a proteger o cavalete contra ações de vândalos. “A instalação de uma caixa com grade removível, além de proteger o hidrômetro e outros componentes, dificulta o roubo e a ação de depredadores, que podem causar prejuízos financeiros e de consumo de água nos imóveis”, ressalta.

MÉDIA – Outra medida importante é facilitar a leitura do hidrômetro pelo agente comercial da empresa neste período. Se o imóvel estiver fechado e for impossível acessar o hidrômetro, o lançamento do consumo mensal poderá ser feito pela média. Pelo telefone 115, pode-se obter a data da leitura mensal.

O cliente também pode autorizar o pagamento da fatura de água via débito em conta corrente. Dessa maneira, não corre o risco de ter o fornecimento de água suspenso.

DESPERDÍCIO – Os vazamentos são grandes vilões. É fundamental observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente; se não há manchas de umidade nas paredes e calçadas e também se todas as torneiras estão adequadamente vedadas.

Uma torneira que fica gotejando durante um mês representa desperdício de 2 metros cúbicos, o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias. O vazamento de um filete de apenas dois milímetros consome 4.500 litros de água por dia ou 130 metros cúbicos por mês.

Para evitar desperdício, os consertos devem ser feitos assim que o cliente perceber, em qualquer época do ano. No entanto, com o imóvel fechado os problemas podem se acentuar e aumentar o valor da conta de água, em função dos vazamentos.

AENotícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado