Serviços Públicos

Detentos da Penitenciária de Ponta Grossa fazem reparos em escola estadual
08-03-2017 19:31

Presos do regime semiaberto da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG), nos Campos Gerais, participam pela primeira vez do projeto Mãos Amigas. Na ação, que iniciou há um mês, os detentos desenvolvem trabalhos de reparo no Colégio Estadual Frei Doroteu de Pádua, que incluem auxílio na construção e alvenaria de salas de aula.

Quatro presos trabalham diariamente, das 8h às 16h. A engenheira responsável pelo projeto, Alana de George Saciloto, explica que a escolha do estabelecimento para construção foi feita pelo Núcleo Regional de Educação e a previsão para término da ação é de quatro a cinco meses. “Estamos trabalhando na demolição de duas salas de aula, que serão reconstruídas provavelmente em dois meses e, posteriormente, mais duas receberão o mesmo tratamento para que a conclusão do projeto seja feita no período previsto”, diz.

A engenheira explica que alguns materiais de construção estão em processo de licitação e logo serão utilizados pelos presos, para o desenvolvimento da estrutura das novas salas de aula.

Os detentos que participam do programa recebem uma bonificação mensal de um salário mínimo, além de um percentual que é destinado a uma poupança, para que o preso utilize quando sair da unidade penitenciária. Além disso, também há a redução de pena: a cada três dias de trabalho, um é descontado da pena total a ser cumprida.

O diretor da Penitenciária, Luiz Francisco Silveira, ressalta que projetos como esse ajudam, principalmente, na ressocialização das pessoas privadas de liberdade, além de beneficiar o Estado. “A possibilidade de reinserção na sociedade dos presos integrados a trabalhos como esse é bem expressiva. Estamos com quatro presos desenvolvendo as atividades lá na escola, mas a ideia é que possamos chegar a total de oito participantes, garantindo também uma contribuição ao Estado”, afirma.

O PROJETO – O programa Mãos Amigas foi criado em 2012, em uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Segurança Pública e Administração Penitenciária, por meio do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). No ano passado, 48 colégios de Curitiba e região metropolitana receberam melhorias por meio do Mãos Amigas.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado