Serviços Públicos

Detran Fácil chega à marca de 3 milhões de serviços online
28-10-2015 10:38

O sistema Detran Fácil, plataforma de serviços online do Departamento de Trânsito do Paraná, alcançou nesta quarta-feira (28) a marca de 3 milhões de serviços realizados pela internet, TV Digital e terminais de autoatendimento. Com isso, o Governo do Estado diminui a burocracia nos processos de veículos e habilitação, reduzindo em até duas horas o tempo de espera em algumas unidades da autarquia.

Com novos serviços incorporados desde 2011, os 19 processos feitos pelo usuário, sem sair de casa, já respondem por 10% de todos os serviços feitos pelo Departamento.

Hoje, o Detran Fácil permite fazer emissão definitiva, segunda via e renovação da Carteira da Nacional de Habilitação (CNH); Permissão Internacional para Dirigir; segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); mudança de endereço; defesa de suspensão, cassação e de infrações estaduais, além de agenda de cursos, exames e consultas.

“O uso de tecnologia nos serviços públicos é uma realidade e o Paraná tem sido pioneiro na oferta de novas plataformas e facilidades. Graças ao sistema digital, não é necessário ir até uma sede física do Departamento para fazer determinados serviços e, com isso, os nossos funcionários podem atender com mais agilidade os usuários que ainda dependem de atendimento presencial. Todos são beneficiados”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O número de acessos à plataforma paranaense cresceu mais de 1.115% na comparação entre os pouco mais de 54 mil documentos solicitados no primeiro ano do sistema e os 655 mil processos abertos em 2015. A média mensal de acessos saltou de 6 mil serviços por mês em 2011 para 140 mil mensais neste ano.

De janeiro a outubro de 2015, o Detran Fácil foi responsável por 88% das Permissões Internacionais para Dirigir emitidas no Estado, 74% das CNHs definitivas, 63% das segundas vias de documentos e 60% das renovações de habilitação.

USUÁRIOS – A curitibana Liege Scremin, que já tem o hábito de pagar contas e fazer compras pela internet, aprovou a possibilidade de renovar a CNH sem sair de casa. “Eu recebi o aviso de vencimento pelos Correios, entrei no site do Detran, imprimi e paguei o boleto e marquei online o exame médico. Depois de aprovada, em menos de 10 dias a nova habilitação estava na minha casa. Gostei da praticidade, economizei tempo, gasolina, estacionamento”, conta.

Para o auxiliar de produção, Breno Costa da Cruz, que usou o Detran Fácil para pedir a segunda via dos documentos, o sistema é vantajoso. “Não tive que faltar ao trabalho para dedicar uma parte da manhã ou tarde para ir até o Detran e solicitar o serviço, o que facilita muito. Fiz tudo do computador e o documento chegou ao meu endereço cinco dias após o pagamento do boleto, da forma correta e sem problemas”, disse.

CADASTRO – Em 2015, além dos serviços e consultas de habilitação e veículo, o Detran lançou um canal de serviços restritos que abrange também o sistema de infrações. Para ter acesso os usuários devem preencher um formulário, seguir as orientações que estão disponíveis no site (www.detran.pr.gov.br) e finalizar o cadastro em uma das unidades da autarquia.

“Para iniciar o acesso aos serviços restritos é importante, inicialmente, que a pessoa compareça a uma unidade do Detran para comprovar a autenticidade do documento e da solicitação e garantir a segurança do usuário. Depois disso, o cidadão não precisa ir ao Detran novamente e poderá fazer pela internet a alteração de endereço, os recursos de multas, suspensão e cassação da CNH”, esclarece o diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do Detran, Marco Aurélio Araújo Barbosa.

A plataforma desenvolvida em parceria com a Celepar (Tecnologia da Informação e Comunicação no Paraná) foi vencedora na 14ª edição do Prêmio e-Gov, na categoria e-Serviços Públicos. O prêmio, disputado com 114 iniciativas de todo País, é promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

NOVIDADES – Neste mês de outubro, o Detran lançou uma nova versão do Detran Fácil que permite um reaproveitamento completo do cadastro dos motoristas, já existentes no Detran e no Instituto de Identificação. Assim, os usuários que precisarem fazer qualquer procedimento, como o exame de sanidade física e mental, alteração ou inclusão de categoria, entre outros, terão a foto, biometria e assinatura reaproveitadas da CNH antiga ou da carteira de identidade, para uso em até cinco anos e meio.

“Com a novidade, um cidadão que renove a CNH em janeiro de 2016 ficará até julho de 2021 sem fazer uma nova coleta de foto, biometria e assinatura, independentemente da quantidade e dos motivos de processos. Só após o período de cinco anos e meio ele será obrigado a realizar uma nova coleta, isso somente para processos que tenham a etapa do exame de sanidade física e mental”, explica o coordenador de Gestão da Informação do Detran, Rafael Benvenutti.

ACESSO – O Detran Fácil está disponível no site www.detran.pr.gov.br, na TV Digital, através da TV Paraná Educativa em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral e em 234 terminais de autoatendimento distribuídos em 174 municípios do Estado.

Fonte: AEN
GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.