Serviços Públicos

Detran inicia ações do movimento Maio Amarelo
07-05-2015 19:48

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), em conjunto com diversas instituições públicas e privadas, programou uma série de ações educativas em celebração ao movimento Maio Amarelo, que será lançado oficialmente no Estado nesta sexta-feira (8). Durante todo o mês, atividades devem chamar a atenção de motoristas, pedestres e ciclistas para a segurança no trânsito e a redução de acidentes.

“Esse é o quarto ano da década escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como missão a redução de 50% dos acidentes de trânsito em todo mundo, até 2020. No Paraná, de 2011 a 2014, houve uma redução de 13%. É um bom número, mas não podemos nos acomodar”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

No clima do Movimento, a fachada da sede do Detran, no bairro Tarumã, em Curitiba, foi iluminada de amarelo e o site e o perfil da autarquia nas redes sociais também chamam a atenção para o mês.

PROGRAMAÇÃO – O lançamento oficial do Maio Amarelo acontece nesta sexta-feira (08), às 10h, na Praça Santos Andrade, em Curitiba. A data marca ainda o Dia de Bike para o trabalho, com realização de blitz educativa em três pontos da Capital –Rua João Negrão com Marechal Deodoro; Rua Conselheiro Laurindo com Amintas de Barros e Rua André de Barros com João Negrão.

Em 12 e 21 de maio, o Detran estará à frente de outras quatro blitz educativas em Curitiba. As duas primeiras, no dia 12, vão ocorrer na Avenida Sete de Setembro, nos cruzamentos com a Rua Westphalen e com a Brigadeiro Franco. No dia 21, a ação acontece entre Avenida João Gualberto e Rua Luiz Leão (esquina do Colégio Estadual do Paraná) e na Avenida Cândido de Abreu com a Rua Inácio Lustosa (esquina do

Shopping Mueller).

“Serão ações frente a frente, abordando não somente o motorista mais também o ciclista. O nosso intuito é tentar minimizar o número de mortes no trânsito”, explica Alessandro Foggiatto de Andrade, ciclista voluntário que irá participar da equipe de abordagem.

No Interior do Estado, entre 14 e 31 de maio, o Detran Móvel vai oferecer serviços de habilitação e veículos, apresentações educativas, e acesso para portadores de necessidades especiais, em três municípios. A primeira rota será Cascavel (14 e 15), depois Toledo (16 e 17) e Foz do Iguaçu (27 a 31 de maio).

Além da presença da unidade móvel, uma equipe de educadores do Detran levará no mesmo período e locais as ações da campanha “Se Liga no Trânsito - Se Beber Não Dirija” em bares e restaurantes, das 21h à 0h. A proposta é que os eventos se estendam até agosto alcançando mais onze municípios: Londrina, Arapongas, Maringá, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina, Francisco Beltrão e Pato Branco.

Em 27 de maio, em Curitiba, o Detran prestará apoio ao Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) em abordagens educativas na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no cruzamento com BR 116, em celebração ao Dia Estadual de Prevenção de Acidentes de Trânsito. Ao todo, serão dez pontos de abordagens espalhados por Curitiba, com o apoio de outros órgãos de trânsito.

“A ideia é estabelecer um diálogo franco. Estaremos com pessoas que passaram por acidentes de trânsito e tiveram conhecidos que morreram no trânsito”, conta o Tenente Veiga, do BPTran.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado