Serviços Públicos

Detran orienta sobre procedimentos da Lei Seca
09-10-2014 18:13

Todo motorista já ouviu a máxima de que “bebida e direção não combinam”. Mas, você sabe o que acontece com quem é flagrado embriagado ao volante? O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) listou os procedimentos envolvendo a fiscalização da Lei Seca - em vigor há mais de 20 meses. Neste período, 8.690 condutores foram autuados por associar álcool e direção.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, as campanhas educativas foram reforçadas quando a nova Lei Seca entrou em vigor para conscientizar o cidadão. “Infelizmente alguns motoristas insistem até hoje em assumir a direção mesmo após ingerir bebida alcoólica. É necessário adotar uma conduta em prol da vida”, ressalta.

Durante a realização de uma blitz de trânsito o condutor será convidado pelo agente de trânsito a realizar o teste de alcoolemia - popularmente conhecido como “teste do bafômetro”. Se a medição realizada for igual ou superior 0,05 ou até 0,33 miligramas de álcool por litro de ar alveolar expirado, a infração cometida é considerada administrativa, prevista no art. 165 do CTB – a concentração de álcool deve ser zero.

Desde o dia 21 de dezembro de 2012, quando entrou em vigor a nova regra, a multa aplicada é de R$ 1.915,40 - que corresponde à infração gravíssima multiplicada por dez – e ocorre a suspensão do direito de dirigir por 12 meses e o motorista deve cumprir o curso de reciclagem para reaver a habilitação. Como medida administrativa é feito o recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo.

CRIME - Se a medição realizada for igual ou superior 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expirado ocorre o crime de trânsito, previsto no art. 306 do CTB, que gera detenção de seis meses a três anos. As informações são da Agência Estadual de Notícias.


Saiba mais sobre os procedimentos!

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado