Serviços Públicos

Investimentos em segurança derrubam índices de violência em São José dos Pinhais
26-12-2011 10:38

Trocar a repressão pela prevenção. Esta é a principal política da
Prefeitura de São José dos Pinhais quando o assunto é segurança pública. No ano de 2011, a cidade teve grandes incrementos na área, que resultaram na queda dos índices de violência. A taxa de homicídios caiu 18% em São José dos Pinhais nos 10 primeiros meses de 2011 em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do governo do Estado.

Neste ano, a Guarda Municipal foi fortalecida com a aquisição de
equipamentos e concurso para reforço do efetivo. A Guarda Comunitária
ganhou nova marca – foi criado o projeto Nossa Guarda – e novos núcleos de atuação nos bairros. Também com a participação da comunidade, os Comunsegs (Conselhos Municipais de Segurança) aumentaram a área de atuação.

O combate contra a violência ganhou outro aliado no programa Territórios da Paz, coordenado pelo Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci), em parceria com a Prefeitura. O programa trouxe ações de cidadania, inclusão social, acesso a serviços públicos e oportunidades de trabalho aos bairros Grande Guatupê e Borda do Campo.

Confira algumas das ações na área de segurança em São José dos Pinhais

GUARDA MUNICIPAL

Atuando de forma preventiva, a Guarda Municipal teve uma melhora
significativa nas condições de trabalho. Serão 14 novos guardas, através do concurso feito este ano e que ainda está em andamento e a aquisição de 18 veículos, para que a Guarda atenda as carências do dia-a-dia da comunidade, não apenas quando há ocorrência. Para facilitar o trabalho foram adquiridas 50 algemas, 25 pistolas de choque Taser, 128 espargidores de espuma e 20 câmeras de monitoramento.

NOSSA GUARDA

Foi criada este ano a Nossa Guarda, cujo propósito é manter os guardas
municipais mais tempo nos bairros, criando um vínculo com a população e agindo antes de as ocorrências acontecerem. As equipes atendem o Centro,Afonso Pena, Borda do Campo, Guatupê, Jardim Itália, São Marcos e Área Rural, além da base móvel que passa pelos outros bairros. A atuação não fica apenas nas rondas diárias. Os guardas passam em escolas e outras instituições para palestras educativas. Em 2011, foram 311 palestras aumentando a proximidade com a comunidade.

COMUNSEGS

Outra forma de envolver a comunidade na promoção da segurança pública é através da criação dos Conselhos Municipais de Segurança (Comunsegs). São 32 conselhos espalhados pelo município – 13 destes criados em 2011. A própria comunidade se organiza elegendo representantes que levarão as suas reivindicações para a administração pública. Com os Comunsegs, a participação da população nos programas de prevenção à criminalidade e violência da cidade funciona como canal de expressão dos moradores. A diminuição nos índices de criminalidade em toda a cidade também é reflexo
desta participação.

PRONASCI

O Territórios da Paz, coordenado pelo Programa Nacional de Segurança
Pública e Cidadania (Pronasci), foi implantado em São José dos Pinhais e vem colhendo bons frutos. A implantação dos programas Mulheres da Paz, Justiça Comunitária e Protejo nas regiões do Grande Guatupê e Borda do Campo criaram a sensação de segurança na comunidade. No Mulheres da Paz, 50 mulheres trabalham para mudar a realidade resgatando jovens em situação de risco e conflito com a lei. O Justiça Comunitária selecionou 30 agentes treinados para resolver pequenos conflitos e divergências entre moradores nos bairros, enquanto o Protejo faz a socialização de 240 jovens por meio
de encontros diários com educadores e profissionais. Através do Pronasci,foram instalados também 2 centros de informática (Telecentros) para capacitação da população.

FONTE: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Publicado: GuiaSJP.com - Texto de Departamento de Comunicação - GuiaSJP.com
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado