Serviços Públicos

Linha Pedro Moro será extinta neste sábado (2)
01-04-2016 18:20

Em dezembro de 2015, diversas linhas metropolitanas que atendem usuários do transporte coletivo de São José dos Pinhais sofreram alterações. Além de novos itinerários e redução de horários, houve a extinção de algumas linhas, como Xingu/Curitiba e Independência/Curitiba. Neste sábado (2), outra importante, e antiga, linha do Município será extinta: o Pedro Moro.

Antes denominado Pedro Moro/Boqueirão, o coletivo seguia do bairro Braga, em SJP, pela Marechal Floriano até o Terminal do Guadalupe, no Centro de Curitiba. Em dezembro, sua rota e horários foram reduzidos e ele passou a se chamar Pedro Moro/Hauer, tendo ali seu ponto final. Agora, a Coordenação da Região Metropolitana (Comec) anuncia o fim desta linha e também a do Pedro Moro/Prado Velho, que atendia principalmente aos estudantes da PUCPR e aos moradores do bairro Cidade Jardim, que tinham no coletivo a única alternativa próxima para ir até a Capital.

Para tentar compensar o prejuízo aos usuários, a Comec estendeu o trajeto do Boqueirão/Centro SJP, que saia do Terminal do Boqueirão e seguia até o Centro de SJP. Seu itinerário, assim, foi alterado e segue agora do Terminal do Boqueirão até o Pedro Moro, mas passando apenas pelo Centro.

De acordo com a Comec, os usuários não serão prejudicados pois poderão fazer a integração desta linha com qualquer outra no Terminal do Boqueirão, pagando apenas uma passagem. No entanto, passageiros que antes usavam apenas uma linha para seguir até o Centro de Curitiba, agora precisarão pegar dois, ou três, ônibus para fazer o mesmo trajeto. “As linhas que sobraram vão ficar superlotadas e será muito mais demorado para chegar a Curitiba”, acredita a estudante Giovana Schnorr.

Com a extinção dos ônibus, a única linha que faz o trajeto direto do Centro de SJP até o Centro de Curitiba é a São José/Curitiba, que segue do bairro Braga, pela Avenida das Torres, até o Terminal do Guadalupe.

ALTERNATIVAS
Segundo a Comec, a alternativa para os usuários do Pedro Moro que precisam se deslocar até a Vila Hauer e toda a extensão da Av. Marechal Floriano será desembarcar no Terminal Boqueirão e utilizar os Expressos Boqueirão ou Ligeirão Boqueirão.

Já os que necessitam chegar até a PUC, no Terminal Boqueirão, deverão fazer integração com os ligeirinhos Boqueirão/C.Cívico ou Sítio Cercado. Eles devem desembarcar na Estação Paiol e fazer conexão com os ligeirinhos Ctba/Fazenda, Aeroporto ou PUC/Rodoferroviária.

Os usuários que têm como destino o bairro Uberaba contam com três opções: no Terminal Boqueirão vão fazer conexão com a linha Centenário/Boqueirão. Caso se desloquem até o Terminal Carmo vão utilizar o Interbairros III e, se forem até o Terminal Hauer, vão se integrar às linhas Interbairros II Centenário/Hauer.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado