Serviços Públicos

Mais duas linhas metropolitanas são modificadas em SJP
07-12-2015 19:34

Mesmo com a garantia da Prefeitura de São José dos Pinhais e da Coordenação da Região Metropolitana (Comec) de que as mudanças nas linhas metropolitanas do Município haviam sido suspensas, elas estão acontecendo. Quatro das sete alterações inicialmente divulgadas já foram cumpridas. Duas delas no último sábado (5), quando os ônibus Xingu/Curitiba e Independência/Curitiba deixaram de circular. Na sexta-feira (4), ao anunciar a redução de tarifas nas linhas urbanas, a Prefeitura chegou a divulgar o cancelamento das mudanças.

“Não fomos informados destas mudanças, nem pela empresa nem pela Comec”, garante o diretor de transportes de SJP, Tarlis Mattos. “Até onde sabíamos, elas estavam suspensas. Mas, ainda assim, representam melhorias para a população pois há outras linhas suprindo estes trajetos.”

A linha Independência/Curitiba se transformou na TAP/Curitiba e faz o trajeto do Terminal do Afonso Pena até o Terminal do Guadalupe, sem passar mais dentro do bairro Independência. “Para suprir esta demanda, criamos o Independência/TAP, uma linha urbana, que fará a ligação entre o bairro e o terminal, onde o passageiro poderá fazer a integração gratuita, via cartão, até Curitiba”, explica Tarlis.

Já o Xingu/Curitiba foi “unificado” com o Braga/Curitiba. “Dobramos a frequência e ampliamos o horário até meia noite”, justifica o diretor.

A diretor de transporte da Comec, André Fialho, assume que houve uma “má comunicação” com relação às mudanças mas confirma que todas elas vão, sim, acontecer. “Foi apenas uma postergação das mudanças, que acontecerão aos poucos, de acordo com um cronograma”, diz, ressaltando que foi feita uma grande divulgação sobre as alterações por meio de cartazes nos terminais e ônibus. “Ao longo do tempo, todas vão ocorrer mas procuraremos divulgar com mais precisão”, garante o diretor.

INTEGRAÇÃO NO TAP SERÁ SÓ NO CARTÃO
A abertura do Terminal Afonso Pena (TAP), e o risco do fim da integração, motivou diversas reclamações e até protestos dos passageiros, que chegaram a fechar o terminal em horário de pico (18h). A abertura foi suspensa pela Comec mas por pouco tempo. A previsão é de que ainda neste mês de dezembro o embarque no terminal se dê novamente pela porta da frente dos ônibus.

“Precisamos disso para ter uma definição exata do número de passageiros do transporte metropolitano e chegar a valores justos de tarifas”, comenta o diretor de transportes de SJP.

Segundo ele, não haverá o fim da integração mas a integração 100% no cartão-transporte. “Os usuários continuarão pagando apenas uma passagem por meio da integração via cartão. Ele permite um novo embarque gratuito até uma hora após o pagamento da primeira passagem, descontado o tempo do trajeto.”

De acordo com Tarlis, 64 mil passageiros utilizam o transporte coletivo diariamente em SJP. Destes, 10% realizam a integração de linhas, sendo aproximadamente 5% nas urbanas e 5% nas metropolitanas.

Sobre a integração com os ônibus metropolitanos, o diretor da Comec diz que, por enquanto, ela continua a acontecer. “Ainda estamos estudando esta questão do terminal e não temos uma definição.”

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado