Serviços Públicos

Mesmo com suspensão, transporte em SJP tem mudanças
01-12-2015 16:52

Após a pressão dos usuários do transporte coletivo de SJP, contra as mudanças propostas para as linhas metropolitanas, a Coordenação da Região Metropolitana (Comec) anunciou a suspensão das alterações. A garantia foi reforçada pela Prefeitura, que também comunicou a suspensão em seu site. Os dois anúncios foram feitos no final da tarde da última sexta-feira (27). Na manhã de sábado (28), no entanto, duas linhas tiveram seu trajeto alterado.

Terminal Central/Terminal Boqueirão não está mais passando no Terminal Central de SJP e teve seu trajeto estendido até o Centro da Cidade, por onde percorre até voltar para o Terminal do Boqueirão. “O que é benefício não tem porque suspender”, acredita o diretor de transporte de SJP, Tarlis Mattos, ressaltando que a extensão do trajeto atenderá muito melhor os usuários, pois a maioria vem do Boqueirão até o Centro e agora fará isso pagando só uma passagem.

O Colombo/São José, que tinha como ponto final o Terminal do Afonso Pena, não está mais parando dentro do terminal. Ele passa por fora, na Avenida Rui Barbosa, e segue até o Centro de SJP. “De acordo com levantamento realizado, 85% dos usuários desta linha têm como destino o Centro, por isso ampliamos seu trajeto”, explica o assessor técnico da diretoria da Comec, Euclides Rovena. “Mas como essa é uma linha intercidades, não opera com o cartão VEM, o que torna insustentável a sua integração com as linhas urbanas”, garante.

FALHA NA COMUNICAÇÃO
Euclides admite falha na comunicação sobre as mudanças no transporte. “Houve falha de alguém nessa comunicação pois a suspensão não incluía estas duas linhas”, garante o assessor. “O prefeito de SJP pediu para não fazermos as modificações agora, exceto estas duas linhas, porque a extensão do Terminal Boqueirão até o Centro vai beneficiar muita gente e atender o comércio local neste Natal”, justifica, garantindo que, por enquanto, foram apenas estas duas modificações realizadas.

Sobre as futuras mudanças no transporte coletivo do Município, o assessor da Comec conta que tudo está sendo negociado com a Prefeitura. “Vamos continuar negociando para ver o que acontece. Ou racionalizamos os custos ou o sistema vai explodir pois todas as linhas metropolitanas estão sobrecarregadas com o sistema local e isso é ruim para todos”, analisa Euclides.

AUMENTO DE TARIFA
Com o impasse sobre o pagamento de motoristas e cobradores de Curitiba e Região, que resultou em greve no transporte de Curitiba nesta terça-feira (1), o presidente da Urbanização de Curitiba (URBS), Roberto Gregório da Silva Júnior afirmou - em entrevista coletiva no Ministério Público do Trabalho - que "a tarifa do transporte coletivo vai aumentar". O motivo seriam os altos custos da manutenção do serviço. Quando acontecerá e o porcentual de aumento, no entanto, ainda não foram definidos.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado