Serviços Públicos

Nova sede do Detran em São José está quase pronta
02-03-2016 20:25

A construção da nova sede do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, está na fase final. A obra é de responsabilidade da Paraná Edificações, que fiscaliza o serviço realizado pela empresa Antuerpia Arquitetura e Construção S/C Ltda.

O investimento feito pelo Governo do Paraná é de R$ 3,7 milhões e a previsão de entrega da obra é para o final do mês de abril. A sede atual da 89ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de São José dos Pinhais funciona desde 1999 em um prédio alugado, mas já não atende a demanda que existe na cidade.

No novo prédio, os motoristas terão acesso a todos os serviços do Detran, como exames práticos para a primeira habilitação, testes teóricos e cursos de reciclagem para infratores. No local, além de todo o atendimento administrativo, haverá um pátio para as provas práticas de direção (moto e balizas de carro), pátio para vistorias de veículos e área para veículos apreendidos.

A obra está sendo feita em um terreno de 7,5 mil metros quadrados e contará com uma área construída de 1.276,20 metros quadrados. Nesta quarta-feira (2) o diretor-geral da Paraná Edificações, Luiz Fernando Jamur, esteve no local para fazer uma vistoria técnica.

“As chuvas atrapalharam um pouco o andamento das partes externas da obra, onde ficarão os pátios de veículos. Tem chovido muito nos últimos meses, mas a empresa contratada está fazendo todo um esforço para recuperar esse tempo perdido. Trabalhamos para cumprir o cronograma e entregar a obra para a população no final de abril, que é o objetivo do governador Beto Richa”, afirmou Luiz Fernando Jamur.

A construção começou em outubro de 2014. A nova sede ficará na Rua Canuto M. de Araújo, esquina com a Rua Padre Léo Pientka, no bairro Cidade Jardim, cerca de 1 quilômetro de distância do prédio alugado onde hoje funciona a Ciretran de São José dos Pinhais.

Para Edio da Silva Topanotti, chefe da Ciretran da cidade, o novo prédio vai dobrar a capacidade de atendimento. Atualmente são atendidas em média 100 mil pessoas por mês na sede alugada, que não tem local para o exame prático de direção.

“Hoje o cidadão de São José dos Pinhais precisa ir para Curitiba fazer os exames práticos de habilitação. A estrutura não é adequada para a quantidade de atendimentos e o novo prédio vai solucionar os problemas de deslocamento”, diz ele.

MELHORIAS – A nova sede do Detran faz parte de um grande programa de obras do Governo do Estado, que já investiu R$ 12 milhões em reformas e reparos em todas as regiões do Paraná, além da transferência para imóveis maiores e mais modernos.

“Desde 2011, o Detran investe em melhorias de infraestrutura para garantir conforto, segurança e comodidade aos seus usuários e melhores condições de trabalho para seus servidores. Só no ano passado concluímos 27 reformas e inauguramos 4 novos prédios, em Londrina, Sarandi, Jaguaraíva, Centenário do Sul e Guaratuba”, afirma o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado