Serviços Públicos

Novo sistema melhora distribuição de vagas do exame prático do Detran
15-05-2015 17:58

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) está mudando a forma de distribuição de vagas para o exame prático de direção. O projeto já tem bons resultados no interior do Estado e a partir desta sexta-feira (15) passa a ser aplicado em Curitiba e Região Metropolitana. A principal mudança é a adoção de um sistema digital que calcula matematicamente o número de vagas para cada autoescola e faz a divisão de forma proporcional.

Antes, a distribuição de vagas era feita, em média, uma vez por mês, para cada unidade do Detran, informando o número de processo do candidato, o dia e a hora desejada.

Agora, cada autoescola pode fazer o agendamento até às 15 horas do dia útil anterior ao exame. A vaga estará garantida pelo processo. Com isso, é possível desmarcar e alterar o candidato sem cobrança de nova taxa no prazo determinado.

Segundo o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, a sugestão da mudança partiu dos Centros de Formação de Condutores (CFC). “Com o diálogo conseguimos entender melhor a dinâmica do processo. O sistema ficou mais equilibrado e equitativo”, explica Traad.

Para a presidente da Associação dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Paraná, Olga Catarina Zanoni, a mudança melhora o serviço prestado ao cidadão. “Vai solucionar uma série de reivindicações, incluindo o problema do agendamento de exames. Vamos trabalhar nesse novo projeto e realizar os ajustes, se necessário, com o Detran”, disse Olga.

MUDANÇAS - Sandra Pianho Perdoncini, do CFC Mandaguaçu, no Norte do Estado, aprovou a mudança.

“Antes, tínhamos que levar um candidato de cada vez para fazer o exame. Agora eu levo três, então consigo me organizar”, afirmou Sandra. “Também posso remarcar um exame sem cobrança de taxa. Se o aluno teve algum imprevisto, é só desmarcar e colocar outro naquele carro”, ressalta ela.

O sistema prevê ainda uma cota mínima de exames para cada autoescola e, com isso, acabaram os encaixes de horários.

“O aluno espera no máximo 15 dias. Antes, eles abriam vaga uma vez só, para o mês todo. Então eu tinha um só dia para marcar todos os alunos”, destaca Maria Luiza da Silva, do CFC Viviane, de Maringá.

TECNOLOGIA - O Detran dividiu também os dias de abertura de vagas por Ciretran, assim solucionou problemas de acesso ao sistema de habilitação, que ficava sobrecarregado e travava no dia de distribuição dos exames.

“Da maneira que era feito, todas as mais de 900 autoescolas do Paraná entravam no sistema, no mesmo dia, para pegar as vagas disponíveis. Assim, o sistema ficava lento”, lembra o coordenador de habilitação do Detran Paraná, Daniel Higuchi.

Outro ponto importante, segundo ele, é a possibilidade de remanejar vagas não utilizadas. “Se o aluno cancelasse ou não comparecesse ao exame, o Detran ficava com o examinador parado, o carro da autoescola ocupando espaço no pátio”, disse. O Detran já chegou a ter 7 mil vagas abertas e só 5 mil utilizadas, em um mês. “Estas desistências, que antes não eram resolvidas, prejudicavam a nossa capacidade de atendimento e planejamento.”

EXAMINADORES - O Detran faz, em média, 97,8 mil exames práticos por mês, em todo o Paraná. No ano passado, a autarquia alcançou a marca histórica de 1.172.670 testes aplicados. Para ampliar o atendimento, o Departamento investe na formação e capacitação dos servidores.

Desde 2011, 1.317 funcionários participaram de cursos de capacitação. Só em 2014, foram formados 120 examinadores e vistoriadores e em 2015 um novo curso está aberto para mais 80 servidores.

O Governo do Paraná também investiu nos servidores da autarquia interessados em incluir ou alterar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação para trabalhar nas bancas de exames práticos, principalmente para as categorias pesadas, como ônibus e caminhão. Os cursos de direção foram pagos pelo próprio Detran, em um investimento de R$ 950 mil.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado