Serviços Públicos

Obras prejudicam acessibilidade
07-11-2014 18:43

A construção da trincheira que passa abaixo da rua Joaquim Nabuco, na Avenida das Américas, em São José dos Pinhais, deveria ter sido finalizada para a Copa do Mundo. O atraso não só dificultou o acesso dos veículos pela região como também o de pedestres. É quase impossível chegar a pé ao comércio local, que possui duas agências bancárias. Pior ainda para quem precisa de cadeira de rodas.

“Precisei levar minha tia, cadeirante e com 130, kg ao banco receber e sofri muito para chegar na agência. O acesso está horrível. Não tive ajuda de ninguém. A cadeira travou na subida e quase caímos. Me senti exausta e indignada”, conta a gerente de vendas, Solange Souza.

“É um grande transtorno vir aqui pois não tem como chegar. Já é difícil parar o carro e passar por estas pedras imagina só de cadeira de rodas, é impossível”, reforça o aposentado Vicente Oliveira, que, machucado, também teve bastante dificuldade para chegar ao banco.

“A situação aqui está muito complicada e só Deus sabe quando vão resolver pois já esperamos há dois anos e ninguém resolve nada. Já reclamamos várias vezes mas não adianta. Somos verdadeiros sobreviventes por ainda estarmos com as portas abertas”, ressalta o comerciante Djalma Rocha, lembrando que o movimento em seu restaurante caiu 70% depois do início das obras.

SEM PRAZO
Questionada sobre a acessibilidade no local, a Prefeitura de SJP informou não pode realizar nenhuma intervenção no momento, pois este trecho está em obras e apenas a empreiteira pode realizar qualquer tipo de intervenção. “O projeto indica a construção de calçadas com os devidos parâmetros de acessibilidade. A Prefeitura já fez diversas solicitações para a empreiteira facilitar o acesso e o trânsito de pedestres e moradores na região, já que não podemos, por força de contrato, realizar intervenções”, diz a nota enviada via Assessoria de Imprensa.

A Coordenação da Região Metropolitana (Comec) informou, também via Assessoria de Imprensa, que, em função dos transtornos que têm ocorrido para os comerciantes e moradores deste local, notificou a empreiteira responsável para que aumentasse o número de frente de trabalho. “Nessa semana, já foi feita a escavação da transposição pelas duas trincheiras, iniciaram a abertura das alças de acesso e a pavimentação. Em breve, deverá ser feita a liberação parcial das alças de acesso”, garante a Comec, que não informou o prazo para o término da obra.


Veja mais fotos dos problemas de acessibilidade no local!

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado