Serviços Públicos

Obrigatoriedade do cartão atinge 100% dos ônibus em SJP
19-11-2015 10:00

A partir do dia 26 de novembro, passageiros que precisarem utilizar qualquer uma das linhas urbanas de São José dos Pinhais só poderão pagar a passagem com o cartão-transporte. Isso porque as três últimas linhas que ainda aceitavam o pagamento em dinheiro só permitirão a utilização do cartão. Com isso, a profissão de cobrador fica restrita às linhas metropolitanas, que também sofrerão importantes mudanças neste mês, conforme noticiou o Guiasjp.

A obrigatoriedade do cartão VEM, como é chamado o cartão-transporte em SJP, está sendo informada por meio de cartazes espalhados nos coletivos e terminais. Segundo os informativos, a partir de amanhã (19/11), a linha Terminal Central/Afonso Pena passará a operar apenas com o cartão. O mesmo acontecerá com as linhas Bairro a Bairro 1 e 2 a partir do dia 26.

A medida vem causando protestos nas redes sociais, onde usuários reclamam de estarem tirando seu direito de ir e vir, lembrando ainda que aceitar pagamento em moeda nacional é lei e obrigação de qualquer empresa no Brasil.

EMPRESAS
A Auto Viação São José acredita que a obrigatoriedade do cartão VEM não deve causar problemas aos usuários pois sua venda e recarga é realizada nos dois terminais de ônibus (Central e Afonso Pena) das 5h às 23h, todos os dias. Segundo a empresa, comércios também estão autorizados a oferecer os serviços, além da internet. Cartazes informativos foram colocados nos ônibus e um funcionário da empresa também está circulando nas linhas para comunicar os passageiros e vender o cartão, se necessário.

A Auto Viação Sanjotur não atendeu aos chamados da reportagem para entrevista.

PREFEITURA
A Prefeitura informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a total obrigatoriedade do cartão-transporte ou o fim da função dos cobradores, por isso ainda não agiu. “Formalmente, a empresa não fez a comunicação e não há reclamação dos usuários nos canais de comunicação da Prefeitura”, garante o diretor de transportes de SJP, Tarlis Mattos.

A Auto Viação São José, no entanto, garante que o Executivo está sabendo de toda modificação no transporte coletivo, tendo, inclusive, permitido as mudanças e a implantação total do cartão VEM.

REDUÇÃO DE TARIFAS
De acordo com o diretor de transportes da Prefeitura, 96% dos pagamentos das passagens de ônibus na Cidade já são feitos no cartão. “Então, como vamos manter um custo desnecessário”, diz Mattos, referindo-se à profissão dos cobradores.

Segundo ele, a partir do momento em que houver a comunicação oficial da empresa sobre o uso exclusivo do cartão VEM e, consequentemente, a eliminação dos cobradores do quadro de funcionários, pode-se estudar a redução de tarifas. “Se estão tirando um custo do transporte coletivo, o contrato vigente só permite a autorização no caso de redução de tarifas, mas isso também envolve outras questões”, explica Mattos.

Questionado porquê o preço das passagens ainda não baixou, já que apenas três linhas urbanas ainda circulam com cobrador, o diretor alegou, novamente, que a Prefeitura ainda não foi informada oficialmente sobre as mudanças.

MP
O caso foi parar no Ministério Público que, diante de denúncias da própria população, abriu um inquérito civil que está apurando as questões, com a coleta de dados sobre o assunto.

Acompanhe, nos próximos dias, novas reportagens sobre o Transporte Coletivo de SJP no Guiasjp.com.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado