Serviços Públicos

Paraná será coberto por milhares de câmeras para a Copa
11-04-2014 19:34

Milhares de câmeras de controle e segurança estarão espalhadas pelo estado do Paraná, a maioria delas em Curitiba. Só nas rodovias serão mais de mil, controladas pelo sistema da Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística.

O assunto foi revelado na reunião de quinta-feira (10), no Palácio das Araucárias, na Câmara Temática de Comercial e Tecnologia. São centenas de câmeras no estádio Joaquim Américo, a Arena da Baixada, além de outras em locais como fan fest e public view.

Haverá um controle integrado de todas as câmeras, por meio de centros de comando e controle, como o CICCR (Centro Integrado de Comando e Controle Regional), CICCM (Centro Integrado de Comando e Controle Móvel), CICCL (Centro Integrado de Comando e Controle Local), CCO (Centro de Controle Operacional), da Urbs, além de câmeras da Guarda Municipal, Cindacta II e Exército.

“Durante a Copa estaremos vivendo uma sensação de big brother, onde diversos locais serão monitorados on-line, com transmissão direta para os centros de comando e controle”, disse o coordenador geral da Copa no Paraná, Mario Celso Cunha.

Segundo o coordenador do CCO da Urbs, Julio Paulo Panício, já estão integradas ao Monitoramento Urbano um total de 711 câmeras, sendo 401 nas Estações Tubo, 111 nos Terminais, 40 nas praças, 70 em diversos locais estratégicos e mais 89 móveis.

O presidente da Celepar, Jacson Leite, confirmou que o Paraná está preparado para atuar nos Grandes Eventos com toda a segurança e tecnologia necessária. “Criamos esta grande estrutura graças a uma competente equipe de 1.200 pessoas, tornando o Paraná como o estado mais tecnológico do país”, disse Jacson.

A Celepar mantém hoje mais de 900 sistemas e aplicativos rodando pelo Paraná, os quais são utilizados pelos mais diversos órgãos estaduais. “Para a Copa do Mundo criamos um sistema diferenciado, cadastrando todos os projetos e programas, inclusive capacitando técnicos para tratar destes encaminhamentos”, disse Adão Pedroso, técnico da Celepar e vice-presidente da Câmara Temática de Comercial e Tecnologia.

Acompanhado pelo major Marcelo Gomes e do tenente Ricardo Schwamvach, o major Robson Lima, diretor do setor de Tecnologia da Polícia Militar, falou sobre o funcionamento das unidades do CICCM (Centro Integrado de Comando e Controle Móvel), informando que diversas pessoas da área técnica já foram treinadas para operar nestes veículos. “Já fizemos testes em diversos eventos, como na reunião da Fifa no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), na praia de Guaratuba (PR) durante o Carnaval, no jogo-teste da Arena do Clube Atlético Paranaense, e também no show do cantor Roberto Carlos, atuando como se fosse na fan fest”, disse o major Robson.

Participaram da reunião os representantes dos seguintes órgãos: Celepar, Casa Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Oi, COL/FIFA, Match, CDA, Cindacta II, Fecomércio, Fiep, secretaria estadual da Indústria & Comércio, Urbs, Lactec, Associação Comercial do Paraná e secopa estadual.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado