Serviços Públicos

Parcerias entre prefeitura de SJP e empresas privadas resultam em mais segurança
16-01-2012 10:48

As parcerias que a prefeitura de São José dos Pinhais estabeleceu com as empresas que instalam empreendimentos na cidade já estão sendo úteis à população, tanto na forma de semáforos de sinalização para o trânsito como em canteiros e pavimentação de rua.

A esquina das ruas Joinville e Prof. Olívia Nogueira ganhou um semáforo, colocado e custeado pela empresa Condor Supermercados. Na mesma Rua Joinvile com Rua 2, que dá acesso ao mercado, outra esquina que hoje está sinalizada e também tudo por conta da mesma empresa que além disto, pavimentou um trecho da Av. das Torres e fez o canteiro central para conversão à esquerda, estendendo até o Colégio Unidade Pólo, solucionando um grande problema de transposição da via que vinha sendo enfrentado pelos alunos.

Já o Supermercado Jacomar está colocando, também com recursos próprios, os sinaleiros nas esquinas das ruas Francisco Dalnegro e Pedro Trevisan, assim como na esquina da Avenida. Rui Barbosa com a rua Alcides Dalnegro.
Somente nestes dois casos, o município deixou de gastar cerca de R$ 500 mil.

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de São José dos Pinhais (Demutran), Eduardo Umbria, as parcerias são estabelecidas como contrapartida de compensação aos impactos causados por ocasião da construção das obras para os empreendimentos.

O diretor observa que um grupo técnico formado por representantes das secretarias municipais de Urbanismo, Viação e Obras, Educação, Meio Ambiente e o Demutran tem finalidade de avaliar os impactos causados por empreendimentos que se instalam no município.

“Em relação ao trânsito, a idéia é minimizar fatores que impliquem na segurança dos cidadãos, principalmente dos pedestres. Mas as contrapartidas também podem contemplar outras áreas, como meio ambiente e educação”, destaca Eduardo.

Negociar contrapartidas junto aos investidores é de competência da gestão pública, e segundo Eduardo Umbria, sempre é possível entrar em acordo com os empresários. “Sempre que dialogamos com os investidores de maneira clara e objetiva, eles se convencem da importância e, no caso das empresas que estamos nos referindo, investiram além do combinado”, ressalta.

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Publicado: GuiaSJP.com - Texto de Departamento de Comunicação - GuiaSJP.com
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado