Serviços Públicos

Passageiros de SJP não podem mais embarcar em Curitiba
09-12-2014 17:58

Desde ontem (8/12), os passageiros das linhas metropolitanas de São José dos Pinhais não podem mais embarcar em nenhum dos pontos da Capital. As empresas de SJP só estão autorizadas a pegar passageiros dentro do próprio Município e podem apenas desembarcá-los nos pontos da Avenida das Torres, Marechal Floriano e BR-277. Os motoristas não estão mais autorizados a pegar os passageiros nos pontos de Curitiba, seja na ida ou na volta - apenas no ponto final, que é o Terminal do Guadalupe. A medida vale para toda Região Metropolitana e afeta milhares de usuários que dependem diariamente do transporte público intermunicipal.

A determinação veio da Urbanização de Curitiba (URBS) e pegou muitas pessoas de surpresa, já que em vários casos os pontos do transporte integrado de Curitiba estão há quilômetros de distância, como é o caso do Parque São José até a 'Curva do Tomate' (2 km), para onde os visitantes do parque tem que andar para poder voltar de ônibus até Curitiba. Ou então da PUC-PR, no Prado Velho, até o Terminal do Guadalupe, agora destino de milhares de estudantes que precisam voltar para São José.

“Eu nem sabia disso e agora penso como vai ficar muito mais difícil e caro estudar pois eu terei que pegar quatro ônibus em vez de dois, afinal, não tem como ir andando até o Guadalupe, é muito longe”, conclui a estudante Kathlyn do Espírito Santo, que há dois anos utiliza o transporte metropolitano para ir do Afonso Pena até PUC. “O que leva hoje 20 minutos, levará quase uma hora. Será muito difícil, pois na Universidade muita gente embarca e o ônibus vem cheio; em todo ponto tem gente que sobe. Não estão pensando no usuário, sem falar que essa medida acabará superlotando os terminais, que não têm capacidade para tanto passageiro”, diz. “E para quem estuda a noite, além do gasto, ainda tem a questão da segurança.”

A Auto Viação São José, principal responsável pelo transporte metropolitano de SJP até Curitiba, informou que está apenas cumprindo a determinação do órgão gestor do transporte público (URBS) e que se desobedecer a medida poderá ser penalizada com multas.

A CULPA É DA NÃO INTEGRAÇÃO
De acordo com nota enviada pela URBS, apenas os ônibus do sistema integrado e urbano de Curitiba estão autorizados a embarcar e desembarcar passageiros na Capital. Isso porque ambos utilizam o mesmo cartão-transporte e estão incluídos no cálculo da tarifa técnica da Rede Integrada de Transporte (RIT). Aceitar passageiros de Curitiba nas linhas metropolitanas contraria a legalidade da concessão do transporte.

“Há duas semanas a URBS fez uma fiscalização – que acontece de tempos em tempos – em toda a Cidade e voltou a registrar esse tipo de ação irregular. O procedimento é inerente ao contrato, existe desde a implantação do transporte integrado e é similar ao serviço de táxi, no qual os taxistas de Curitiba não operam em São José dos Pinhais e vice-versa”, diz a nota.

A reportagem tentou entrevista com os responsáveis pela URBS para saber como ficará a situação dos milhares de moradores de SJP que dependem do embarque em Curitiba para trabalhar e estudar, mas foi informada de que não serão concedidas entrevistas.

Em nova nota, a URBS lembra que estão sendo feitos monitoramentos constantes para verificar os problemas dos usuários e atendê-los com mais linhas integradas da Capital.

A solução, no entanto, só será possível com a integração do transporte público entre os Municípios – o que os são-joseenses esperam há anos. Inclusive, o novo Terminal Central de SJP – inaugurado em 2010 – já está preparado para esta integração, ainda sem previsão de acontecer.


Veja algumas das linhas de SJP que não estão mais abrindo as portas para os passageiros em Curitiba:

*AVENIDA DAS TORRES:
Curitiba/São José
Xingu
Quississana
Braga
Urano
Apolo

*BOQUEIRÃO
Pedro Moro/Boqueirão
Pedro Moro/Uberaba

*BR-277
Independência
Isaura
Posto Paris
Ipê
Cristal

URBS permite embarque na volta a SJP!

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado