Serviços Públicos

Pesquisa de origem e destino de passageiros ajuda a planejar ajustes
11-11-2015 12:31

O Governo do Estado realizou uma pesquisa Origem e Destino (OD), em 2014, para conhecer a proporcionalidade de passageiros metropolitanos e ajustar as prioridades do sistema de transporte coletivo. A pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que os passageiros que se deslocam de/ou para municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) representam 31,2% das viagens dos ônibus da Rede Integrada de Transporte (RIT).

Como o levantamento mostrou que o volume de passageiros da RMC é maior do que o estimado, isso reduziu os custos do sistema metropolitano e, consequentemente, o valor do subsídio mensal repassado pelo Governo do Estado ao sistema.

Em 2015, o governo estadual reduziu o subsídio de R$ 7,5 milhões/mês para R$ 4 milhões/mês, buscando o equilíbrio econômico-financeiro e mantendo a integração físico-operacional na Rede Integrada de Transporte Metropolitano (RIT/M).

Baseada no resultado da pesquisa OD, a Comec (Coordenação da Região Metropolitano de Curitiba) – responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo metropolitano – tem feito aprimoramentos e ajustes necessários no sistema. O estudo captou, por exemplo, a demanda dos passageiros com relação à integração de novas linhas e a Comec analisa a viabilidade econômica para novas ligações, principalmente que possibilitem a integração entre municípios, sem passar por Curitiba.

PESQUISA – A pesquisa OD foi contratada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e pela Comec e contou com apoio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

De março a outubro de 2014, a Fipe analisou o deslocamento dos passageiros dos 14 municípios que fazem parte da RIT/M. Foram entrevistados 128.655 passageiros de todas as linhas da rede e também de linhas não integradas. Foi a primeira vez desde a criação da RIT, em 1979, que um levantamento desse porte e com essa metodologia foi feito.


Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado