Serviços Públicos

Prefeitura de SJP investe em programas e ações voltadas aos idosos
09-01-2012 13:28

Por Vanessa Barazzetti

O número de idosos no Brasil tem aumentado gradativamente. Em São José dos Pinhais, por exemplo, residem cerca de 12 mil pessoas com mais de 65 anos – ou 5% da população. Com objetivo de preservar a saúde física e mental desse público, a Prefeitura Municipal desenvolve diversos projetos, programas e ações.

O Programa Maturidade Ativa, por exemplo, existe há nove anos e foi implantado pela Secretaria Municipal de Esportes para garantir a inserção do idoso na comunidade onde ele vive. “Queremos fazê-lo perceber que a vida na Terceira Idade pode ser aproveitada com muitas atividades e alegria”, diz Ricardo Lemes da Rosa, coordenador do programa.

A Caminhada Orientada, a utilização do Ônibus do Lazer na Casa do Idoso, envolvendo atividades de recreação e entretenimento, as dezenas de Academias da Terceira Idade que foram instaladas até o momento, os Jogos dos Idosos que acontecem no mês de novembro, o vôlei de arremesso, palestras e o “aulão” de ginástica que é realizado todas as quartas-feiras e reúne mais de 80 pessoas são algumas das ações do Programa Maturidade Ativa.

Sirene Paes de Moraes, de 62 anos gostou tanto de participar das aulas de vôlei de bola agarrada e de câmbio que conseguiu também trazer o marido Dino Paes de Moraes, 67 anos, para desfrutar os benefícios das aulas. “Aqui nos sentimos em casa, os professores são extremamente atenciosos. Até brincamos que eles são os nossos filhos adotivos”, afirma Sirene.

A maioria dos membros do Maturidade Ativa integra o programa desde sua criação, fato que comprova a aceitação dele junto ao público-alvo. “Essas atividades mudaram minha vida, não sinto mais dores pelo corpo, tenho alegria em viver e só penso em coisas boas”, afirma Amélia Melo, de 75 anos, uma das participantes.

“As pessoas da Terceira Idade precisam e merecem cuidados especiais. O carinho e a disponibilidade de apenas ouvir, na maioria das vezes, o que aquele idoso quer contar, auxilia na recuperação, por exemplo, de um processo depressivo. Trabalhar com o Programa Maturidade Ativa traz uma satisfação que não pode ser definida em palavras, porque a partir da experiência e sabedoria deles, nós aprendemos a enfrentar os pequenos problemas do cotidiano”, comenta o chefe da Divisão de Eventos Populares da Secretaria de Esporte e Lazer e professor de Educação Física, Clayton Ferreira.

Assistência Social

Bailes, integrações, passeios, bingos e aulas de dança ajudam a integrar os 45 Grupos de Convivência da Terceira Idade de São José dos Pinhais, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. A sabedoria, credibilidade e experiência que as pessoas dessa faixa etária repassam as tornaram personagens da Campanha do Agasalho da cidade pelo terceiro ano consecutivo em 2011.

“Participo de todas as ações possíveis que são oferecidas nos grupos ou em qualquer outro lugar. Na minha vida não existe mais lugar para a tristeza”, enfatiza Mário Ozíris Cubas, de 64 anos.

Bailes voltados à Melhor Idade, bingos, passeios e atividades diversas são outras das ações criadas ou ampliadas pela Prefeitura. “Tenho orgulho e satisfação de promover com a minha equipe um melhor e maior número de projetos e ações concretas que envolvam a Melhor Idade. A troca de experiências com essa faixa etária nos faz aprender a viver com mais alegria”, afirma o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues.

Os coordenadores dos Grupos de Convivência da Terceira Idade, Ivone de Carvalho e Ozório Delmonego, enfatizam a importância de envolver as pessoas desse público nas atividades realizadas normalmente pela sociedade. “Os idosos não podem ser deixados de lado por possuírem algumas limitações. Pelo contrário, a experiência que adquiriram ao logo dos anos é de muita utilidade para todos”, diz Ivone.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde também oferece ações à Terceira Idade, como palestras, encaminhamentos para os especialistas necessários por meio do Programa – Estratégia de Saúde da Família, onde não só idosos são atendidos, mas também toda a família.

“A diminuição de atividades físicas e sociais e baixa da serotonina no organismo são os principais motivos do alto índice de pessoas da Melhor Idade com depressão. Com isso, as ações direcionadas a esse público devem ser aplicadas cada vez mais e com cuidados redobrados”, enfatiza a médica infectologista e epidemiologista de São José dos Pinhais Ciane Mackert.

SERVIÇO:

Confira os contatos para participar das atividades oferecidas pela Prefeitura de São José dos Pinhais:
Casa do Idoso: 3283-6198
Secretaria de Esporte e Lazer: 3381-5929 – Programa Maturidade Ativa
Secretaria de Assistência Social: 3381-5995

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.

Publicado: GuiaSJP.com - Texto de Departamento de Comunicação - GuiaSJP.com
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado