Serviços Públicos

SAMU de SJP comemora 10 anos com nova sede
08-08-2014 21:35

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) ganhou nova sede em São José dos Pinhais. A solenidade de inauguração aconteceu hoje (8) e também comemorou os 10 anos do serviço no Município. O serviço funciona 24 horas, com socorro pré-hospitalar de urgência e emergência a domicílio, em vias públicas ou qualquer local que o paciente necessite e é acionado pelo telefone gratuito 192.

Homenagens aos colaboradores do SAMU e o descerramento da placa inaugural marcou o início das atividades na nova sede exclusiva do serviço, que está localizada no bairro Bom Jesus, nas proximidades da Avenida rui Barbosa.

PIONEIRO NO PR
Os SAMUs de SJP e Curitiba foram os primeiros inaugurados no Paraná, em julho de 2004. O serviço iniciou com cobertura a 2 milhões de pessoas, realizado graças a uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. Em SJP, eram apenas três ambulâncias, sendo duas de suporte básico e uma de suporte avançado. Logo o serviço passou a realizar maior número de atendimento, graças à integração com o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate).

No início, o SAMU de SJP também prestava atendimento à população de Tijucas do Sul e Agudos do Sul, além de dar apoio aos Bombeiros, Polícia Rodoviária e concessionárias em ocorrências nas rodovias.

A primeira base operacional ficava junto ao Centro Municipal de Urgências (CEMU), localizado na Rua Voluntários da Pátria, no Centro, com 40 profissionais. Em 2007, a sede foi transferida para a Avenida Rui Barbosa, onde hoje funciona a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A sede inaugurada hoje conta com 800 metros quadrados, divididos em salas de coordenação, sala de estar, cozinha, refeitório, estar, almoxarifados, expurgo, área de limpeza, distribuição e alojamentos para funcionários, além de espaço para treinamento com o Polo de Educação na própria base.

Nela trabalharão mais de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos e condutores socorristas, que realizam atendimentos como:
- Problemas cardiorrespiratórios
- Intoxicação
- Queimaduras graves
- Trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
- Tentativas de suicídio
- Crises hipertensivas
- Acidentes/traumas com vítimas
- Afogamentos
- Choque elétrico
- Acidentes com produtos perigosos
- Transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte
- Acidentes de trânsito
- Acidentes domésticos
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado