Serviços Públicos

Terminal Afonso Pena pode ter fim de integração
20-11-2015 17:45

A Prefeitura de São José dos Pinhais estuda a abertura do Terminal Afonso Pena, que hoje é integrado, permitindo que todos que desembarcam em seu interior possam pegar outro ônibus sem pagar mais uma passagem. A abertura ainda não tem data prevista mas, segundo o Executivo, é uma solicitação da Coordenação da Região Metropolitana (Comec), responsável pelas quatro linhas metropolitanas que circulam pelo Afonso Pena.

“A integração não nos permite ter um cálculo exato do número de passageiros que utilizam as linhas. Nossos dados são por estimativas. E é por elas que nos baseamos para o reajuste das passagens”, explica o diretor de Trânsito de SJP, Tarlis Mattos. “Se soubermos o número exato de usuários, chegaremos a um preço justo de tarifas, além de um melhor controle de fluxo de passageiros, melhoria na frequência das linhas, com otimização de horários”, justifica o diretor.

Segundo ele, o custo da integração hoje é pago por todos os usuários pois está embutido no preço da tarifa. “A abertura nos permitiria um reajuste de tarifas 100% correto”, ressalta, não excluindo a possibilidade de redução nos valores das passagens. “É isso o que buscamos, valores exatos para saber se dá para reduzir ou se precisa aumentar”, diz.

INTEGRAÇÃO 'INTERTEMPORAL'
Tarlis garante que a abertura do Terminal Afonso Pena não resultará em perda de benefício aos usuários. “Hoje já existe a integração intertemporal, aquela que permite que o passageiro pegue outra linha, em até uma hora, sem ter que pagar mais uma passagem.”

A segunda passagem gratuita é liberada apenas entre as linhas urbanas de SJP e permite o novo embarque até uma hora depois que se pegou o primeiro ônibus. Para a gratuidade é preciso passar o cartão (que não é debitado), pois é o leitor, nos coletivos, que faz o cálculo do tempo do trajeto. “Ele é calculado incluindo o tempo de viagem, por exemplo, a linha que vem do Marcelino leva 55 minutos para chegar até o Centro, então, o passageiro terá 1h55 minutos para pegar outro ônibus sem pagar mais uma passagem”, explica Tarlis.

TERMINAL
Atualmente, passam pelo Terminal Afonso Pena 20 linhas urbanas e outras quatro metropolitanas (Urano, Independência, Terminal Boqueirão e Colombo), estas de responsabilidade da Comec. O órgão ainda não se manifestou sobre as futuras mudanças no transporte coletivo de SJP. A previsão é de que nesta sexta (20) haja um posicionamento oficial.

O terminal, situado no bairro mais populoso de SJP, foi construído em junho de 1991 e começou a operar um mês depois, com uma catraca no meio da construção, que dividia as linhas urbanas das metropolitanas. Desde sua implantação, todos os ônibus que passam pelo local circulam com passagens integradas.

Acompanhe novas matérias sobre o Transporte Público de SJP, aqui no Guiasjp.

Veja as principais mudanças nos ônibus da Cidade!

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.