Serviços Públicos

URBS diz que proibição de embarque não prejudica RMC
10-12-2014 19:01

Nesta quarta-feira (10), a Urbanização de Curitiba (URBS), órgão ligado à Prefeitura e responsável pelo transporte coletivo da Capital, emitiu nova nota a respeito da proibição dos ônibus metropolitanos embarcarem passageiros nos pontos de Curitiba. Segundo o órgão, a medida “não afeta os moradores das cidades da Região Metropolitana”. Ela explica que a lei que rege o sistema de transporte coletivo da Capital é de 2008 e, desde então, os ônibus metropolitanos não integrados – que utilizam outro cartão-transporte (como os de SJP) – não podem pegar passageiros em Curitiba. A fiscalização, porém, só veio agora, sendo a responsável pela mudança nos embarques. Muitos usuários, no entanto, não sabem da medida e acabam ficando horas esperando nos pontos.

Os ônibus metropolitanos só podem transportar passageiros de uma cidade a outra, sendo proibidos de transportar usuários dentro de uma mesma cidade. Assim, não se pode, por exemplo, utilizar esses ônibus para ir de um ponto a outro de Curitiba, ou de um ponto a outro dentro de SJP. “Da mesma forma que um táxi de Curitiba não pode pegar passageiros em São José dos Pinhais. Cada serviço concedido tem sua área de atuação. Essa restrição vale para 76 linhas metropolitanas não integradas que passam por Curitiba”, destaca a nota da URBS.

O texto lembra ainda que a lei é de conhecimento das empresas desde sua criação (em 2008) mas que somente agora a URBS passou a fiscalizar a regra, imitindo notificações às empresas que as vinham descumprindo. As multas levaram, então, os motoristas a não abrirem as portas para embarque nos pontos de Curitiba.

Para a URBS, a medida não afeta os moradores das cidades da Região Metropolitana que pretendem se deslocar para Capital. “O morador de SJP, por exemplo, pode pegar as linhas que vêm para Curitiba e descer em qualquer ponto de ônibus na capital. Da mesma forma, um passageiro que está em Curitiba que pretende ir a São José dos Pinhais pode pegar o ônibus em qualquer ponto dentro de Curitiba e descer na cidade vizinha”, justifica o órgão.

Porém, quem mora em Curitiba e utilizava os ônibus metropolitanos não integrados não pode embarcar neles. “Esses passageiros devem, pelas mesmas razões expostas na lei, utilizar o sistema de transporte de Curitiba”, reforça a URBS, que diz ter aumentado o número de saídas da Linha Itiberê, no horário de pico, e está monitorando as demais regiões para verificar se precisará reforçar outras linhas.

COMEC E PREFEITURA

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão do governo do Estado responsável pela organização das linhas metropolitanas, ainda não se posicionou sobre o assunto.

Já a Prefeitura de SJP compreende as dificuldades que esta medida traz para os usuários do transporte público e diz que já entrou em contato com a Comec e aguarda uma solução que não prejudique o usuário.

PROTESTO
A proibição no embarque está gerando grande polêmica nas redes sociais, especialmente em SJP, onde milhares de pessoas dependem dos ônibus metropolitanos para trabalhar e estudar na Capital. O assunto tem grande repercussão na página do Guiasjp, no facebook, e gerou até mesmo a organização de um protesto sobre o assunto.

A estudante Jeniffer Caroline de Oliveira está chamando os usuários do transporte coletivo para se reunirem no próximo sábado (20/12), para um protesto. O ato acontece na Av. Pres. Affonso Camargo, 330, no Jardim Botânico, em Curitiba. “Convido a todos que puderem para comparecerem em frente ao local, a fim de termos nossa voz ouvida. Levem cartazes, façam o que puderem, mas estejam presentes. Temos que fazer alguma coisa. Está cada vez mais caro para um sistema ineficiente”, diz a estudante na chamada para o protesto.
(https://www.facebook.com/events/880214932012623/?ref_newsfeed_story_type=regular)

Saiba quais linhas de SJP estão proibidas de pegar passageiros em Curitiba!

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado