Serviços Públicos

URBS vai licitar revitalização de placas com nomes de ruas
21-01-2016 16:54

A Urbs informou que vai licitar na próxima terça-feira (26/01) os serviços de fornecimento, instalação, conservação e manutenção do sistema de nomenclatura de logradouros públicos da cidade, em troca da exploração de espaços publicitários.

São, no total, 63.488 placas de ruas e praças que vão ganhar um novo desenho permitindo, segundo a administração municipal, maior visibilidade e mais facilidade na identificação dos endereços.

A licitação será na modalidade concorrência pública pela maior oferta e prevê mais de 5 mil espaços para publicidade. O edital, publicado no site da Urbs no dia 11 de dezembro, fixa a outorga em R$ 1,9 milhão, que pode ser paga em até dez parcelas mensais e estabelece o repasse ao poder público de no mínimo 8% sobre o faturamento com a publicidade.

O aviso de publicação do edital foi veiculado no Diário Oficial do Município, Diário Oficial do Estado e em jornal de grande circulação estadual. A sessão pública para recebimento e abertura de propostas será iniciada às 9h da próxima terça-feira (26) no auditório da Urbs, que fica no prédio central da Rodoferroviária, na Avenida Presidente Affonso Camargo, 330.

A licitação vai permitir a revitalização do sistema de nomenclatura. Uma das novidades será a utilização de um sistema de cores para identificar em que regional o cidadão se encontra naquele ponto da rua, por exemplo.

Outra mudança, será a apresentação do nome mais conhecido – o apelido – da rua, em letra maior e, logo abaixo, o nome completo. É o caso por exemplo da Avenida das Torres que, na identificação terá também o nome oficial de Avenida Comendador Franco. As placas também passarão a ser reflexivas, facilitando a identificação à noite.

O sistema utiliza postes de semáforos, postes de concreto, da Copel e postes próprios da empresa operadora, que são onde podem ser afixadas, além das placas de nomenclatura, placas com publicidade.

Em troca da exploração desse espaço, a empresa vencedora ficará responsável pela fabricação das placas, podendo utilizar placas já existentes; instalação, conservação e substituição quando necessário. A empresa também deverá fornecer a identificação georreferenciada de todo o sistema.

A licitação prevê manutenção preventiva e corretiva, aí incluída a reposição de placas ou conjuntos retirados em função de obras ou danificados por acidentes, vandalismo ou causas fortuitas de força maior.

A substituição deverá ser feita de acordo com normas técnicas previstas na legislação brasileira e com material de primeira qualidade podendo, a critério da fiscalização, ser solicitado laudo técnico do Tecpar ou outro instituto tecnológico de reconhecida credibilidade.

Fonte: CBN Curitiba
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado