Serviços Públicos

Volvo demonstra ônibus híbrido articulado em Curitiba
21-03-2016 12:42

A Volvo Bus Latin America inicia na próxima semana testes de demonstração de um ônibus híbrido articulado em Curitiba, o Hibriplus. Os testes serão feitos em uma situação real, na linha Interbairros II, por um período de seis meses. O veículo alia alta capacidade de transporte a uma operação silenciosa, baixa emissão de poluentes e conforto para os passageiros.

O ônibus é equipado com wi-fi e ar condicionado, uma novidade no transporte urbano da cidade. Outro diferencial, é uma funcionalidade que permite definir e limitar a velocidade do veículo em locais com alto fluxo de pedestres.

Os testes com o híbrido articulado fazem parte de um memorando de entendimento entre Curitiba e Suécia para promoção do desenvolvimento sustentável na cidade. O projeto é resultado de um acordo entre a Prefeitura da Curitiba e a Volvo, e integra o “Smart City Concept in Curitiba” que prevê a inovação para mobilidade sustentável. A operação do ônibus durante o período de testes não envolve custos para a cidade.

A demonstração do híbrido articulado na cidade é a segunda fase do desenvolvimento do projeto de eletromobilidade da Volvo na América Latina. A terceira fase, prevista para iniciar ainda este ano, também em Curitiba, contará um ônibus que opera no modo elétrico em 70% do tempo, o híbrido elétrico. A primeira fase do projeto foi o início da produção e comercialização do híbrido convencional no Brasil.

REDUÇÃO DE EMISSÕES
O híbrido articulado tem capacidade para 154 passageiros e vai circular na linha Interbairros II, sentido anti-horário. Esta linha transporta 33 mil passageiros por dia e tem 41 quilômetros de extensão. O veículo terá como base de comparação um ônibus articulado movido a diesel, circulando nas mesmas condições de operação.

O veículo emite até 39% menos CO2 e 50% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde) que os veículos similares movidos à diesel. Ele é equipado com dois motores, um elétrico e outro a diesel, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O veículo opera em modo 100% elétrico durante as arrancadas e quando está parado nos semáforos ou pontos de embarque e desembarque, momento em que não há emissão de poluentes e ruído.

A bateria do motor elétrico é recarregada durante as frenagens do veículo. Cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar a bateria. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado