Trabalho e Emprego

Benefício de aposentados cai em 2015
23-01-2015 18:55

Os trabalhadores que pagaram a vida toda o INSS mais caro para se aposentar com salário maior verão seu benefício cair a partir deste mês de janeiro. Todos os 4,2 milhões de aposentados e pensionistas que ganham acima do salário-mínimo terão reajuste de 6,5% este ano, valor menor do que os 21 milhões que recebem o piso previdenciário, o qual teve aumento de 8,8%. Por conta disso, a data de hoje (24/1), em que se comemora o Dia Nacional do Aposentado, será marcada por protestos em todo o país.

De acordo com a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas e Idosos (Cobap), a nova medida de contenção de gastos do governo federal atinge mais de 600 mil segurados, que passarão a receber o mínimo. Até 2025, a entidade estima que todos os beneficiários da Previdência Social serão nivelados pelo salário-mínimo.

As perdas dos que ganham acima do piso vêm acontecendo com a política de valorização do salário-mínimo, que acontece desde 1994. Nestes vinte anos, os rendimentos foram reduzidos em 81%, segundo a Cobap. No ano passado, 372 mil beneficiários foram rebaixados e tiveram o benefício reduzido ao mínimo. Em 2015, a previsão é de 550 mil rebaixados. O motivo é que aqueles que ganham acima do mínimo só recebem a reposição da inflação pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA).

“Já que o governo quer aplicar o reajuste diferente deveria editar uma lei para que todos paguem o INSS pelo salário-mínimo. O trabalhador está sendo enganado. É injusto pagar uma contribuição maior e quando se aposenta receber o mínimo”, ressalta o presidente da Cobap, Warley Martins Gonçalles.

PREVIDÊNCIA
A Previdência Social é o maior patrimônio constituído pelo povo brasileiro. Hoje, paga benefícios a quase 30 milhões de aposentados e pensionistas. Em 70% das Cidades o pagamento dos benefícios do INSS foram superiores ao Fundo de Participação do Município e em 82% foram superiores à arrecadação municipal.

Entre as mudanças promovidas pelo governo aos trabalhadores que contribuem com o INSS em 2015 estão: alterações nas concessões de benefícios como auxílio-doença, seguro-desemprego, pensão por morte, seguro defeso, abono salarial, além dos aumentos do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e da CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico).

APOSENTADOS
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, a população brasileira será formada por 15% de idosos, aproximadamente 32 milhões. No mundo, idosos acima de 60 anos já correspondem a 12% da população mundial e estima-se que até 2050 sejam 2 bilhões de pessoas.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado