Trabalho e Emprego

Empresas de ônibus querem demitir 2 mil trabalhadores
26-11-2015 17:44

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) confirmou a informação de que empresários do setor pretendem demitir dois mil trabalhadores, em sua maioria motoristas e cobradores. A razão seria a falta de recursos, o que também deve motivar o não pagamento da primeira parcela do 13º salário da categoria, neste dia 30.

Segundo a Setransp, o principal motivo para a crise nas empresas é o não cumprimento do contrato, por parte do poder concedente (URBS e Comec), o que causa o desiquilíbrio nos contratos de concessão. Segundo o sindicato, o valor repassado pelos governos não cobre os custos do transporte coletivo na Rede Integrada de Transporte (RIT), que envolve Curitiba e toda Região Metropolitana.

As empresas reclamam desde setembro da tarifa técnica de R$3,21, fixada pela URBS. Os empresários chegaram a ir à Justiça exigir o valor de R$3,40 por esta tarifa, o que foi negado. Já que não houve acordo, as empresas alegam que só conseguirão manter os custos de operação do transporte se houver redução na folha de funcionários.

Um ofício comunicando as duas mil demissões - que incluem motoristas e cobradores de SJP - foi enviado para o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região (Sindimoc), que dará uma entrevista coletiva logo mais, às 16h, sobre o assunto.

Acompanhe aqui no Guiasjp.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado