Trabalho e Emprego

Greve geral para ônibus na segunda-feira (26)
23-01-2015 19:48

A partir das 0h da próxima segunda-feira (26), ônibus de toda Curitiba e Região Metropolitana não irão circular. A greve geral de motoristas e cobradores acontece depois de novo atraso no pagamento do vale – que deveria ter sido repassado aos profissionais no dia 20. Das 24 empresas do setor na RMC, somente seis fizeram o pagamento na data estipulada, entre elas a Auto Viação São José - o que não impedirá a greve na Cidade.

Em dezembro, a categoria também contabilizou atrasos no 13º salário e no vale, o que motivou paralisação e estado de greve entre os trabalhadores. A Urbanização de Curitiba (URBS) – responsável pelo repasse às empresas da Rede Integrada de Transporte (RIT) - coloca a culpa dos atrasos na Coordenação da Região Metropolitana (Comec), gerida pelo Governo Estadual. Este reconhece a dívida de R$16,7 milhões ao setor, mas não diz quando nem como realizará os pagamentos. Sem posição, os profissionais devem prolongar a greve por tempo indeterminado.

De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), a paralisação será geral pois ainda não há nenhuma medida judicial indicando o contrário. Se houver, o mínimo estabelecido da frota deve ir às ruas.

A Prefeitura de Curitiba, por meio da URBS, emitiu nota afirmando que já fez o pedido judicial para garantir a frota mínima de 70% nos horários de pico e 50% nos demais horários.

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) informou que está fazendo todos os esforços para que a frota mínima seja respeitada, em conformidade com a determinação legal e em respeito aos passageiros. “Porém, um serviço prestado por diversos atores depende de que cada um faça a sua parte”, diz em nota.

O Governo do Estado não se manifestou oficialmente sobre a greve até o fechamento desta matéria (17h50).

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado