Trabalho e Emprego

Greve nos bancos avança na RMC
08-10-2015 20:34

Neta quinta-feira (8), terceiro dia da greve dos bancários de Curitiba e Região Metropolitana, já são 239 agências e 11 centros administrativos fechados pela paralisação. Além da adesão de trabalhadores de todas as agências da Caixa, de bancos públicos e privados da capital, a greve avançou nos bancos privados das cidades de São José dos Pinhais, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Rio Negro, Mandirituba e Balsa Nova.

Os centros administrativos em greve são do HSBC (Palácio Avenida, Hauer, Xaxim, Kennedy), Caixa (Sede I e II), Banco do Brasil (Tiradentes e CABB SJP), Itaú, Santander e Bradesco.

Em Curitiba e região trabalham 18.525 bancários, distribuídos em 539 agências e diversos centros administrativos.

NO PARANÁ
De acordo com apuração da Fetec-CUT-PR, 556 agências bancárias estão paralisadas nas bases de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama, com aproximadamente 17,6 mil bancários de braços cruzados. Essas bases representam 80% da categoria no Estado. Em todo o Paraná, a categoria é formada por 31.514 trabalhadores, distribuídos por 1.592 agências.

NEGOCIAÇÕES
A greve segue sem sinalização de retomada das negociações por parte dos bancos. As negociações com os representantes das instituições foram finalizadas no dia 25 de setembro, com a apresentação de uma proposta reduzida, de 5,5% de reajuste de salários e benefícios mais abono de R$ 2.500, para uma inflação de 9,88% no período, e prevendo somente a remuneração.

Os bancários pedem 16% de reajuste e piso de R$3,3 mil, além de aumento nos vales e na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado