Trabalho e Emprego

40 mil trabalhadores paralisam atividades nesta quarta (28) em protesto contra demissões
27-01-2015 20:22

Mais de 40 mil trabalhadores da Força Sindical do Paraná vão paralisar as atividades amanhã (28) para protestar contra demissões arbitrárias e contra as Medidas Provisórias 664 e 665, promulgadas pelo governo no final de 2014, e que limitam ou cortam direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores. As mobilizações fazem parte do “Dia Nacional de Lutas em Defesa dos Direitos e dos Empregos”, ato organizado pelas centrais sindicais e que acontecerá em todo o Brasil.

Em Curitiba e Região Metropolitana, os trabalhadores farão protestos e paralisações desde a madrugada em várias fábricas como Bosch, CNH, Volvo, WHB, Perfecta, Seccional, Aker Solutions, Maflow, Hass do Brasil (CIC), Volkswagen e Renault (São José dos Pinhais); Brafer (Araucária) entre outras. Às 10h, os trabalhadores se dirigem para um grande ato de protesto junto com as outras centrais sindicais na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio do INSS. Centenas de trabalhadores de Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu também virão para a capital para engrossar os protestos.

A principal reivindicação dos manifestantes é uma posição mais firme dos governos, tanto federal, como estadual, em relação à responsabilidade das empresas que recebem incentivos e benefícios fiscais e tributários, mas não se comprometem com a manutenção dos empregos. Somente no setor metalúrgico da Grande Curitiba, cerca de 1.300 trabalhadores foram dispensados no ano passado. Essa conta só não foi maior porque, quando a Volvo quis dispensar cerca de 300 trabalhadores no final de 2014, o Sindicato interveio e, após paralisação de um dia, a empresa voltou atrás. No começo de 2015, a fábrica de colheitadeiras e tratores da New Holland, localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), dispensou 270 trabalhadores.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado