Trabalho e Emprego

Motoristas e cobradores aprovam indicativo de greve
27-11-2015 18:21

Na próxima terça-feira (1), o transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana pode parar novamente. Isso é o que prevê o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região (Sindimoc), que aprovou, em assembleia nesta sexta-feira (27), indicativo de greve para a próxima semana.

A categoria foi unânime em aprovar a paralisação. A decisão ocorre após as empresas de ônibus anunciarem o não pagamento do 13º salário e dos salários de dezembro e janeiro, além de comunicar a intenção de demitir dois mil trabalhadores.

Na assembleia, motoristas e cobradores também aprovaram que o Sindimoc entre com ações judiciais na esfera da Fazenda Pública visando abrir a planilha do transporte coletivo, incluindo todos os custos de operação por parte das empresas. “Não permitiremos que ilegalidades sejam cometidas contra os trabalhadores. O risco da atividade laboral não pode ser repassada aos funcionários, fazemos nossa parte, que é trabalhar, e exigimos receber o que nos é devido, ou seja, nossos salários e direitos garantidos por Lei”, disse o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.

A justificativa das empresas para as possíveis demissões e o não pagamentos dos funcionários é financeira. Segundo o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), o valor da tarifa técnica (R$3,21) não cobre os custos do transporte coletivo na Rede Integrada de Transporte (RIT), que envolve Curitiba e toda Região Metropolitana.

Leia mais sobre o tema!

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado