Trabalho e Emprego

Somente ônibus da Sanjotur circulam em SJP nesta tarde
27-01-2015 17:28

A greve geral de motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana segue pelo segundo dia consecutivo. Pela manhã desta terça-feira (27), até circularam alguns ônibus das linhas urbanas da Auto Viação São José (como o Bairro a Bairro), mas desde às 11h somente as linhas da Sanjotur estão em movimento.

Uma reunião entre representantes dos trabalhadores (Sindimoc), empresas (Setransp), Urbanização de Curitiba (URBS) e Coordenação da Região Metropolitana (Comec) acontece neste momento, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na tentativa de um acordo pelo fim da greve, iniciada às 00h de ontem (26). Mais de 2 milhões de passageiros da Capital e RMC estão prejudicados com a paralisação; 50 mil somente em São José dos Pinhais.

“Estou esperando há mais de duas horas e nada de ônibus. Se eu soubesse nem teria vindo trabalhar, porque de manhã tinha, então eu vim, mas não consigo voltar”, diz a auxiliar de limpeza Ana Cleide Santos, que espera, no Terminal Central, pela linha Bairro a Bairro.

“Também estou aqui desde meio dia e nada. Ainda bem que agora meu pai pode vir me buscar senão teria que esperar por muito mais tempo”, conta a menor aprendiz Milene de Oliveira, que veio do São Marcos e também espera o Bairro a Bairro.

Nos pontos, muitas pessoas desavisadas também esperavam por condução. “De manhã, tinha ônibus normalmente e agora não tem pra voltar. Estou esperando há uma hora e terei que seguir de condução particular para o Afonso Pena, mas também está demorando”, ressalta a dona de casa Marcia Ramos.

FROTA
De acordo com a Auto Viação São José, conforme decisão judicial, 70% da frota foi liberada pela manhã mas devido a sabotagens dos motoristas e cobradores – que furaram pneus, tiraram chaves e deixaram ônibus atravessados nos terminais – os veículos tiveram que retornar à garagem, deflagrando novamente a greve geral.

Em nota, a empresa afirma que os pagamentos dos funcionários de São José dos Pinhais foram pagos em dia e que a equipe operacional está pronta para operar desde ontem, porém, a saída dos veículos da garagem foi bloqueada pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região (Sindimoc).

TRANSPORTE ALTERNATIVO
A única maneira encontrada pelos passageiros de seguir até alguns bairros de SJP, ou até Curitiba, é o transporte alternativo. Vans, táxis e carros particulares, cadastrados pela URBS, estão autorizados a levar os passageiros, ao custo máximo de R$6 por pessoa.

“É uma chance de ganharmos um extra e ainda ajudar as pessoas”, acredita o motorista desempregado José Alcântara de Souza, que mora no Uberaba e está atuando cadastrado no Terminal Central de SJP. “Somente ontem foram sete viagens até Curitiba.”

Acompanhe mais informações sobre a greve, em breve, aqui no Guiasjp.

Leia mais sobre a paralisação!

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado