Turismo

Arte e folclore no Centenário do Turismo no PR
16-02-2016 16:17

Em 2016, o Turismo paranaense completa 100 anos. Como parte das comemorações, uma publicação especial: a Agenda do Centenário do Turismo Paranaense. A obra mescla arte e folclore, divulgando as atrações turísticas e as peculiaridades do Estado, como suas paisagens e riquezas culturais, traduzidas pela gastronomia, festivais e festas populares.

As Regiões Turísticas do Paraná são representadas de maneira inédita pela interpretação ímpar do artista local Eloir Jr, que transpõe nas páginas toda sua sensibilidade e amor por sua terra natal. A agenda é uma celebração criativa e folclórica, que valoriza a memória e vem recheada de curiosidades.

O trabalho do artista plástico curitibano é alegre e colorido e resgata as memórias culturais trazidas pelas etnias europeias que imigraram e colonizaram nossa terra. Inspirando-se no folclore polonês, ucraniano, português, italiano, entre outros, ele evidencia a convivência harmoniosa das etnias.

“Mergulhando no tema, como hábil artesão, tece filigranas, delineando rotas e caminhos, prospectando paisagens, resgatando a história, perpetuando devoções, colorindo sabores, formatando assim os atrativos em forma de ícones e como mosaicos, as Regiões Turísticas se amalgamam e se completam fazendo o Paraná Turístico explodir em cores”, analisa Marilda Elizabeth Gadotti, coordenadora do Projeto Centenário do Turismo Paranaense.

A DATA
O Centenário do Turismo Paranaense foi instituído com base na visita de Santos Dumont à Terra das Cataratas (1916-2016), cuja paisagem o deslumbrou a ponto de tornar-se “embaixador” da causa para transformação da área em parque, o que se concretizou com a criação do Parque Nacional do Iguaçu.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado