Turismo

Começa limpeza de praias e avenidas para temporada
02-12-2010 11:03

Começaram nesta quarta-feira (01) - em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, os trabalhos de limpeza de ruas e avenidas, roçada de vias públicas e coleta de entulho e restos vegetais, contratados pelo Governo do Estado como parte da Operação Verão 2010/2011.

Durante a temporada, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) - por meio do Instituto das Águas do Paraná - assume os serviços de limpeza e coleta de lixo no Litoral devido ao aumento do número de turistas que descem as praias.

“É um apoio que o Governo do Paraná presta aos municípios litorâneos, para atender a crescente demanda na geração de lixo”, afirma o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso.

Segundo ele, esta é a primeira vez que o trabalho começa de forma antecipada, o que facilitará a coleta dos resíduos domiciliares prevista para começar no próximo dia 15 de dezembro.

Durante o mês de novembro, veranistas e moradores aproveitam, muitas vezes, para promover reformas, limpar e podar as árvores dos jardins, gerando um grande volume de resíduos que causa impacto visual nas cidades litorâneas.

“Nos últimos anos não conseguimos iniciar estas ações antes da segunda semana de dezembro. Agora, antecipamos a licitação para contratação das empresas que irão trabalhar na coleta de lixo e limpeza das praias, permitindo que seja feito um pente fino nas cidades”, reforça o secretário.

A coleta de restos de árvores, grama e resíduos vegetais é uma ação inédita. Todo o material recolhido será destinado aos aterros sanitários municipais.

EQUIPES – Para a limpeza das praias, ruas e avenidas, em cada um dos três municípios, foi contratada uma equipe formada por 7 roçadores, 15 varredores, 4 tratoristas, 2 operadores de máquina e um encarregado geral, totalizando 87 funcionários. Cada equipe utilizará quatro caminhões, duas pás-carregadeiras e sete roçadeiras.

“A idéia é dar prioridade aos moradores e às famílias do litoral com os postos de trabalho que geramos. Nada mais justo do que envolver a comunidade neste processo e, ainda, melhorar a renda das famílias durante a temporada”, conta o presidente do Instituto das Águas do Paraná, João Lech Samek.

Ao todo, estão sendo investidos R$ 470 mil nestes serviços que fazem parte da licitação para coleta de lixo nos sete municípios do Litoral – outra novidade para esta temporada.

Este ano, além dos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Ilha do Mel, Morretes e Antonina, a coleta de lixo também será feita em Guaraqueçaba e na Ilha de Superagui, Ilha das Peças, Ilha Rasa, e Almeida.

A coleta de lixo nos sete municípios do Litoral e nas Ilhas começará no próximo dia 15 de dezembro. Até esta data a coleta será feita pelas prefeituras.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado