Turismo

Comerciantes do litoral recebem treinamento para Operação Verão
17-10-2012 19:24

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou nesta terça-feira (16/10), em Pontal do Paraná, o treinamento dos comerciantes dos municípios litorâneos com base no novo roteiro de inspeção sanitária, que será aplicado a partir da Operação Verão 2012/2013. A capacitação, que reuniu 60 comerciantes dos balneários de Pontal do Paraná, será levada a todos os sete municípios do Litoral.

Este novo roteiro de inspeção é resultado de um trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em parceria com 12 estados brasileiros. O objetivo é unificar os critérios de avaliação dos serviços alimentícios instalados nas subsedes da Copa do Mundo de 2014.

Bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis do litoral serão os primeiros estabelecimentos regidos pelo novo roteiro, que também deve ser testado em Foz do Iguaçu no próximo ano. No mês de abril, a cidade recebe a edição global do X Games, uma olimpíada de esportes radicais que deve atrair grande número de turistas.

TREINAMENTO – Os comerciantes de Pontal do Paraná receberam o novo roteiro de inspeção para que autoavaliem seus estabelecimentos. A Secretaria da Saúde também apresentou um relatório com as principais irregularidades encontradas durante a Operação Verão 2011/2012 e recomendou atenção especial a produtos altamente perecíveis.

“Além de apurar possíveis irregularidades, a vigilância sanitária também atua na prevenção. A maioria das autuações que fizemos no ano passado estava relacionada à desinformação do comerciante”, explicou o chefe do departamento de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana. As reuniões também atingirão os vendedores ambulantes e os mercados de peixe, campeões de irregularidades no ano passado.

Segundo José Joaquim Belarmino, proprietário de uma pousada e lanchonete do balneário de Primavera, o maior beneficiado é o próprio comerciante. “A cada dia o cliente está mais atento às condições de higiene e limpeza dos estabelecimentos. Se não cumprirmos as regras, perdemos a clientela”, disse.

Dono de um bar e restaurante do balneário de Pontal do Sul, Plínio Aguiar disse que é a primeira vez em 15 anos que o governo do Estado realiza esse trabalho educativo com comerciantes da cidade. “Em anos anteriores as ações de vigilância sanitária estavam muito focadas em penalizar os comerciantes, sem preocupação em orientá-los. Esse treinamento deve ser feito todos os anos”, afirmou.

Para Valéria Gregório, cozinheira de um restaurante do balneário de Ipanema, o treinamento também contribuiu para tirar dúvidas quanto à conservação e preparo dos alimentos. “Nossa principal matéria-prima é o pescado, um alimento que, se não conservado de forma adequada, pode se deteriorar com facilidade”, lembrou.

Agência de Notícias do Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado