Turismo

Congresso de turismo considera positivas ações em comunidades fluminenses
05-12-2010 16:41

Lourenço Canuto
Repórter das Agência Brasil

Brasília - As operações policiais e militares feitas em comunidades do Rio de Janeiro servem para preservar a imagem do Brasil no exterior e deixar mais tranquilos os turistas que virão ao país para os jogos da Copa do Mundo em 2014 e para as Olimpíadas, em 2016. Essa foi a conclusão dos participantes do 12º Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur 2010). O encontro, na Câmara dos Deputados, discutiu os impactos dos megaeventos esportivos para a indústria do turismo brasileiro.

A presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO) destacou que o desenvolvimento do turismo em âmbito regional permitiu a expansão da atividade em 12% este ano no Brasil. Ela chamou a atenção para a grande responsabilidade do Brasil em abrigar megaeventos que vão permitir a revitalização urbana, o aumento no desenvolvimento das regiões turísticas e, a longo prazo, o incremento do fluxo de estrangeiros no país.

O secretário-geral do Ministério do Esporte, Waldemar de Souza, afirmou que o Brasil vai receber, para os jogos da Copa, 600 mil turistas, o que deve proporcionar a entrada de R$ 10 bilhões na economia. “[Isso] vai compensar muitos investimentos", disse Souza.

O presidente da Comissão de Desportos e Turismo do Senado, Neuto de Conto (PMDB-SC) destacou que a atividade turística envolve desde o trabalho do engraxate, da camareira até o do guarda de trânsito. "Por isso é preciso que haja preparo, profissionalismo, para que o turista não saia daqui decepcionado.”

As condições do transporte aéreo nacional foram criticadas pelo senador. De acordo com ele, é uma área que precisa de atenção especial. "O Turismo tem tudo para ser nossa maior atividade nas próximas décadas, mas é preciso corrigir os desconfortos que ainda estão acontecendo", alertou o senador.

A diretora estadual de Turismo do Amazonas, Oreni Braz, afirmou durante o Cbrature 2010 que o Brasil precisa começar a "exportar pacotes turísticos da mesma forma como faz com os produtos agrícolas". Outro ponto que, segundo ela, precisa mudar é a burocracia para se obter visto de turista para o Brasil. Ela lembra que a Costa Rica recebe turistas com mais facilidade, porque o acesso é livre.

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado