Turismo

Economize para não faltar água no Litoral
31-12-2014 12:00

Embora as temperaturas sejam menores do que as registradas no final de 2013, o Litoral do Paraná já apresenta consumo de água mais elevado do que o registrado no mesmo período do ano passado. Esse comportamento, aliado ao crescimento previsto da população de veranistas na virada do ano, pode provocar desabastecimento em algumas regiões. Em média, o consumo já aumentou 5%, segundo levantamento feito pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no Litoral.

A Sanepar monitora dia e noite o sistema de produção e distribuição de água. Neste fim de semana, já ocorreram situações de baixa pressão na rede em locais distantes dos centros de reservação em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. A baixa pressão é provocada pelo alto consumo. Imóveis sem caixa-d'água ou com capacidade insuficiente para abastecer os moradores são os que mais podem apresentar problemas.

O gerente da Sanepar no Litoral, Romilson Gonçalves, defende o uso racional da água. “Usar a água apenas para o essencial, evitando desperdícios é a melhor maneira de evitar o desabastecimento. Deixar a torneira aberta por muito tempo, tomar banhos demorados ou encher e esvaziar a piscina várias vezes são atitudes que contribuem para os problemas de abastecimento”, afirma.

Romilson também recomenda o uso da água tratada fora dos horários em que há maior consumo, que vai das 10h30 às 20h. “Quando todos usam água ao mesmo tempo, o sistema de abastecimento registra maior ocorrência de baixa pressão”, explica.

Ocorrendo desabastecimento, o cliente pode entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, é importante ter em mãos a conta de água ou o número da matrícula. As informações são do Governo do Estado.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado