Turismo

Entrega dos novos postos guarda-vidas será finalizada neste fim de semana
27-12-2013 17:42

A estrutura finalizada para os novos postos guarda-vidas no Litoral do Estado será entregue pela empresa responsável pela construção neste fim de semana, o que inclui pintura e outros detalhes de acabamento, cumprindo o contrato previsto em licitação. Ao todo, são 30 postos que estão sendo instalados pelo Governo do Estado, nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná e mais três na Ilha do Mel. As obras vão aumentar a segurança de banhistas durante a temporada de verão.

A base das estruturas já estava pronta e, nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros terminou de instalar escadas removíveis para a utilização durante o período de trabalho dos guarda-vidas. “O projeto inicial não contempla uma escada fixa nos postos, para evitar usos indevidos da estrutura e afastar atos de vandalismo”, explica o subcomandante do Corpo de Bombeiros na Operação Verão, major Edson Oliveira Ávila. Desta forma, as escadas são retiradas ao final de cada turno dos guarda-vidas.

CARACTERÍSTICAS - Os novos postos têm dois metros de altura, o que aumenta a visibilidade dos bombeiros, que pode alcançar raio de quatro quilômetros. Além disso, as estruturas melhoram as condições de trabalho. “Esses postos são cobertos e protegem os guarda-vidas das intempéries. Essas regiões continuarão sendo guarnecidas mesmo em situações de clima chuvoso”, disse o major Paulo Henrique de Souza, comandante do 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Paranaguá. Vinte postos são construídos com investimentos do Governo do Estado e o restante em parceria com prefeituras.

Desde 2012, o Corpo de Bombeiros passou a adotar a tática de setores para atender a veranistas. A proteção das praias é separada por cinco setores, responsáveis por determinados postos. “Antes, um só lugar concentrava todos os equipamentos dos bombeiros. Com a setorização, o atendimento ocorre mais rápido”, informa o major.

A distância entre um posto de guarda-vidas a outro varia conforme a concentração de pessoas. Há lugares onde poucas pessoas costumam frequentar e a distância entre um ponto a outro chega a um quilômetro. Outros, no entanto, necessitam de mais guarda-vidas devido à grande concentração de banhistas, como a Praia Central de Guaratuba e a Praia de Caiobá, em Matinhos.

Agência Estadual de Notícias
GUIASJP - Um serviço POW Internet
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.