Turismo

Excesso de chuvas faz vazão das Cataratas do Iguaçu dobrar
29-10-2015 13:51

O excesso de chuvas em quase todo o Paraná desde o início da semana fez dobrar a vazão das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, nesta quinta-feira (29). De acordo com o monitoramento hidrológico do Rio Iguaçu feito pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), às 10h passavam pelas quedas o equivalente a quase 3,3 milhões de litros de água por segundo. A média para o atrativo é de 1,5 milhão de l/s.

Além do espetáculo das águas, a chuva fez a Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A. cancelar o Luau das Cataratas agendado para o sábado (24). Em junho de 2014, a vazão atingiu a maior marca, com mais de 46 milhões de l/s, mais de 30 vezes acima do normal. O recorde anterior havia sido estabelecidos em julho de 1983, com 35,6 milhões de l/s.

O volume de água tem reflexos também nos reservatórios das usinas instaladas ao longo do Rio Iguaçu, que nasce na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e se estende por todo o estado até o oeste. Em Foz do Areia, Salto Santiago e Segredo - hidrelétricas que contam com reservatórios de acumulação - foi necessário verter o excesso de água em várias ocasiões nos últimos dias. Conforme a Copel, a situação deve se normalizar neste fim de semana, em decorrência da previsão de redução nos volumes de chuvas no Paraná.

No extremo-oeste do estado, o grande volume de chuvas nas regiões dos afluentes do Rio Paraná, como o Piquiri, Ivaí e Paranapanema, também elevaram o nível do Reservatório de Itaipu nas duas últimas semanas. Entre os dias 16 e 19, o vertedouro da hidrelétrica precisou ser aberto para que o excedente de água pudesse ser dispensado: no pico da vazão, eram escoadas três Cataratas do Iguaçu por segundo. O mesmo aconteceu no domingo (25).

Fonte: Bem Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado