Turismo

Galeria de Luz é atração no Natal de Curitiba
02-12-2011 16:59

O governador Beto Richa e a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participaram na noite desta quinta-feira (01) da inauguração da Galeria de Luz, no calçadão da Rua XV de Novembro, centro de Curitiba. Formada por uma sequência de arcos e portais com 50 mil lâmpadas coloridas e recursos de sonorização, a galeria tem patrocínio da Companhia Paranaense de Energia (Copel), por meio da Lei Rouanet, e foi montada pela Prefeitura de Curitiba. Ela será ligada diariamente até 23 de dezembro. “É um presente para a população, que expressa o desejo de um Natal iluminado, fraterno e alegre para todos os curitibanos e paranaenses”, disse Richa.

Localizada entre as ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano Peixoto, no centro de Curitiba, a Galeria de Luz é obra do artista italiano Valerio Festi, conhecido por eventos e obras como a homenagem no aniversário do terremoto de Kobe, no Japão, e as arquiteturas de luz das Galeries Lafayette, em Paris.

“A galeria é um espetáculo ao ar livre, gratuito, inédito e, acima de tudo, inesquecível para moradores da cidade e turistas”, afirmou o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.

“Possibilitar este espetáculo de luz e som para o público paranaense, que se identifica com a Copel e dela se orgulha, é uma oportunidade de presenteá-lo em grande estilo, realçando o encantamento e a emoção típicos do período natalino”, afirma o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer.

Depois do acendimento da Galeria de Luzes, o governador e a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, caminharam pela Rua XV de Novembro até o prédio da Associação Comercial do Paraná (ACP) – localizado na esquina com a Rua Presidente Faria – cumprimentando comerciantes e pessoas que passavam pelo calçadão. Ao lado do presidente da ACP, Edson Ramon, Richa acendeu as luzes do prédio da instituição.

DESFILE DE LUZ – O espetáculo natalino no Centro de Curitiba se completa com desfiles de bailarinos e malabaristas, que serão realizados em 15 noites, até o dia 23 de dezembro. O Desfile de Luz será apresentado na sexta-feira (2) e no sábado (3), às 21h30. Nas semanas seguintes, as apresentações serão de terça a quinta-feira, às 20h15, e às sextas-feiras, às 21h30. O show – com um elenco formado principalmente por artistas oriundos de escolas de dança de Curitiba – dura aproximadamente 40 minutos. A Galeria de Luz será acesa mesmo nos dias em que não houver espetáculo.

Ao lado da galeria, foi instalado, também com apoio da Copel, um painel que será iluminado ao ritmo das doações que a população fizer para a campanha de fim de ano da Fundação de Ação Social e do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba. O visitante poderá adquirir lâmpadas para serem colocadas e acesas no painel “Pinheiros de Luz”. A arrecadação da venda será destinada às entidades sociais parceiras da FAS. O objetivo é preencher, a cada noite, todos os espaços, comercializando as 850 lâmpadas que compõem o painel.

O Instituto Municipal de Turismo estima que Curitiba receberá 82 mil visitantes para ver os espetáculos natalinos este mês, vindos principalmente do interior do Paraná e dos estados de São Paulo e Santa Catarina.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado