Turismo

Investimentos no ferryboat melhoram serviços na travessia
30-01-2015 18:24

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER -PR) registrou alta no movimento de veículos transportados pelo ferryboat no primeiro mês da Operação Verão. De 15 de dezembro a 15 de janeiro, passaram mais de 448 mil veículos pelas seis balsas que fazem a travessia entre Matinhos e Guaratuba. São 4,7 mil veículos a mais que na temporada passada.

“Mesmo com o aumento do tráfego, não houve registros de filas e também não ocorreram problemas nos transportes de veículos”, afirma o superintendente do DER-PR, Gilberto Loyola. O superintendente atribuiu a melhoria aos investimentos feitos pelo Governo do Estado, que permitiram a modernização da travessia.

Foram aplicados R$ 6,7 milhões na ampliação de embarcações, com aumento da capacidade de transporte, e na recuperação de flutuantes e de pontes. Os recursos são da Concessionária Travessia de Guaratuba, que antecipou os investimentos após acordo firmado com o DER.

MUDANÇAS - As balsas Piquiri, Guaraguaçu e Nhundiaquara foram ampliadas na área de veículos. Também foram ampliadas as áreas de passageiros das embarcações Piquiri, Sônica e Rainha de Guaratuba. As duas últimas ganharam assentos e coberturas.

Os quatro flutuantes e as quatro pontes foram recuperados. Todos os flutuantes funcionam com sistema de células independentes, o que inibe a quase zero a possibilidade de afundamento.

Outra ação feita para deixar o serviço mais rápido foi a proibição de tráfego de caminhões pesados. De dezembro a março, a travessia está restrita a caminhões com até 14 metros, dois eixos e limite de peso de 26 toneladas.

FIM DA FILA - O DER-PR distribuiu cerca de 60 mil panfletos nas rodovias em direção às praias, orientando os motoristas sobre os melhores horários para a travessia do ferryboat nos feriados de fim de ano. Os panfletos serão entregues também no carnaval.

O material é entregue pela Ecovia e a Concessionária Travessia de Guaratuba, informando aos motoristas os horários com menor movimento e, consequentemente, com menor tempo de espera. A operação conta ainda com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Militar, que ajudam na organização do trânsito para evitar que motoristas tentem “furar” a fila.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado