Turismo

Mais um navio de cruzeiros chega ao Porto de Paranaguá
22-11-2013 17:54

De volta ao Litoral do Paraná, o navio Aida Cara atracou no Porto Paranaguá nesta sexta-feira (22). Com mais de 1.500 pessoas a bordo, a embarcação é a terceira de passageiros que o terminal paranaense recebe em 2013 e a segunda da temporada oficial de cruzeiros.

O diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese, lembra que este é o segundo navio que o Porto recebe, em uma semana. “A vinda desses turistas é de extrema importância não apenas para Paranaguá, mas para o Paraná e o país. A cada ano aumentamos o número de recepção a essas paradas técnicas de navios de turistas, o que movimenta o turismo e a economia local”, afirma.

Apesar de ainda não ter um terminal passageiro, o espaço reservado para os turistas no cais, segundo Fregonese, é bem preparado para esse fim. “Nós fazemos isso sempre que recebemos um navio. Tentamos dar o melhor tratamento possível para esses visitantes”, disse. “O terminal de passageiros é um assunto que será analisado apenas depois dos anúncios dos arrendamentos do Governo Federal. É importante que, enquanto isso, haja interesse em promover mais esse impulso para o país – no recebimento dos turistas estrangeiros”, explicou o diretor.

PASSAGEIROS - Nesta vinda, o Aida Cara trouxe a bordo 392 tripulantes e 1.122 passageiros. Este é o terceiro ano consecutivo em que o navio atraca no porto paranaense. No ano passado, foram quatro paradas, a última em 15 de novembro de 2012. Até hoje, a embarcação já trouxe ao Litoral e capital do Estado mais de 5,7 mil visitantes, a maioria de origem alemã.

Entre os passageiros, desta vez, estava Birgit Fischer, de 51 anos. Ela é atleta e foi a mais nova e, recentemente, também a de mais idade a ganhar medalha de ouro olímpica na canoagem. Já são 12 medalhas olímpicas, oito de ouro. “Não é a primeira vez que venho ao Brasil, mas é a primeira em Paranaguá. Estou aqui com a minha mãe e vamos aproveitar para conhecer a cidade. Apesar da chuva, acho que vamos aproveitar”, diz a medalhista alemã. OPERAÇÃO - No berço 208, logo em frente ao portão principal do Porto de Paranaguá, o navio fica atracado até a noite, quando segue viagem para Buenos Aires. A área de circulação das pessoas foi limpa e isolada pela equipe da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. A Guarda Portuária atuou na segurança do local e, como auxílio, ao trânsito dos ônibus que acessaram o cais para buscar os turistas.

O receptivo turístico foi coordenado pelas equipes da Secretaria de Estado do Turismo e Esporte, EcoParaná, Fundação Municipal de Turismo e demais órgãos envolvidos. Na tenda montada, além de guias (aptos para falarem em inglês e alemão), roteiros e informações sobre as possibilidades de passeios na região.

TURISTAS - Outras duas paradas técnicas do Navio Aida Cara estão previstas para o Porto de Paranaguá em 2014, nos dias 17 de janeiro e 16 de fevereiro. Além da parada turística de hoje, o terminal recebeu os navios Seabourn Quest (em 15 de novembro), com quase 500 turistas, e o navio de expedição da National Geographic (em19 de outubro), com 113 passageiros.

Nos últimos 14 anos - de 1998 a 2012 - foram realizadas 45 paradas turísticas (paradas técnicas) de navios de passageiros no Porto de Paranaguá. De 2010 até esta última atracação, foram mais de 8 mil passageiros, além somar as tripulações, recebidas no Porto de Paranaguá.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado