Turismo

Obras no Parque do Monge já estão em fase final
29-01-2015 18:12

As obras de revitalização e modernização do Parque Estadual do Monge, no município da Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, estão em fase final. Está pronta toda a estrutura da Trilha do Monge, com passarelas e corrimões metálicos, serviços de acabamento nas áreas dos visitantes, calçadas e mirantes.

“Este trabalho de reestruturação dos parques, que visa oferecer melhores serviços aos visitantes, será estendido e ampliado às demais Unidades de Conservação do Estado. É neste sentido que vamos trabalhar”, afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Ricardo Soavinski. Ele esteve no Parque do Monge nesta quarta-feira (28) para vistoriar as obras. Acompanharam o secretário o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Guilherme Vasconcellos e o técnico Michel Mello, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O secretário já esteve, também, na Ilha do Mel e no Parque Vila Velha, em Ponta Grossa.

OBRAS - O investimento do Governo do Paraná na revitalização e modernização do Parque do Monge é de R$ 1,2 milhão. A primeira fase das obras começou ano passado. A fiscalização ficou a cargo da Paraná Edificações. Durante o período de execução das obras, por questões de segurança, o local fica com restrições de visitas.

“Assim que toda a obra estiver concluído, o Parque do Monge será reaberto”, disse o secretário Soavinski. “Moradores da Lapa e região e os turistas poderão novamente desfrutar das belezas naturais, fazer caminhadas, descansar com a família, com muito mais conforto, tranquilidade e segurança”, afirmou.

O PARQUE – O Parque Estadual do Monge é famoso pelo seu turismo religioso e é uma das mais antigas Unidades de Conservação do Estado com 54 anos de existência.

De grande importância turística, recebeu esse nome por causa do Monge João Maria D’Agostinis, um estudioso das plantas da região e personagem principal da Guerra do Contestado, que teria morado lá, em 1847.

Uma das principais atrações do local é a Gruta do Monge, com formações rochosas, trilhas e vertentes de água. O Parque é o segundo em número de visitação em todo o Estado.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado