Turismo

Operação Verão reforça ações do Estado no Litoral e Costa Oeste
26-12-2013 15:38

O Governo do Estado reforçou a presença no Litoral e Costa Oeste do Estado com uma série de ações nas áreas da segurança, saúde, meio ambiente, energia, saneamento e turismo. É a Operação Verão 2013/2014, que apoia os municípios do Litoral para atender aos moradores e os veranistas durante toda a temporada.

“Essa é, sem dúvida, a maior Operação Verão já realizada no Paraná, o que demonstra o compromisso do nosso governo com o Litoral e outras regiões de veraneio no Estado”, afirmou o governador Beto Richa, no lançamento da Operação, dia 20 de dezembro. “Estamos ofertando uma estrutura muito melhor às cidades, o que é fundamental para que veranistas e moradores tenham mais conforto e segurança para descansar e curtir a temporada”, disse ele.

O governador ressaltou que o governo estadual investe no Litoral durante todo o ano, não apenas no período da temporada de verão. “Temos um conjunto de ações na região. O mais importante, sem dúvida, é o investimento em saneamento básico, que soma R$ 225 milhões em obras de Matinhos a Pontal”, disse ele. Guaratuba já recebeu esses investimentos. Richa destacou, também, os investimentos no Hospital Regional de Paranaguá e lembrou que, em breve, irá inaugurar o aquário do município.

O prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi, afirmou ser fundamental a soma de esforços do Governo do Estado e os municípios para garantir o bem estar dos veranistas e dos moradores. “Esse é um período crítico, porque o Litoral recebe muita gente e os municípios não conseguem manter a qualidade dos serviços”, disse ele.

A importância do trabalho conjunto foi ressaltada, também, pela prefeita de Guaratuba, Evani Justus. Ela disse que seu município já está recebendo muitos veranistas e que o apoio do governo chega em boa hora. “A cidade vive do turismo e estamos muito otimistas neste ano. O apoio do governo, com segurança e saúde representa o respeito do governo pelo litoral”, afirmou ela. Evani disse que o governo tem feito investimentos fora da temporada, como o da Sanepar, que garante atendimento com sistemas de esgoto a 85% dos domicílios. “Outra obra já confirmada é a revitalização da orla do município. Sem o governo não seria possível. Os sete municípios vivem bom momento com obras e apoio do governo.

SEGURANÇA – O reforço na segurança é uma das principais ações da Operação Verão. O secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques, acompanhou o governador Beto Richa e afirmou que o governo tem feito importantes investimentos para reforçar a segurança do litoral, mesmo fora da temporada. “Aumentamos o contingente de policiais e viaturas, o que já resulta em redução de crimes na região. Queremos fazer aqui um ambiente seguro para a população e desconfortável para os bandidos”, afirmou Vasques.

O comandante da Operação Verão, tenente-coronel Prates, disse que reforço do efetivo é fundamental para garantir o atendimento na temporada. “São policiais bem treinados e preparados para o policiamento preventivo e comunitário”, afirmou ele. “ A população pode ter a certeza de que será bem atendida”, disse.

Participaram do lançamento os deputados estaduais Haska Rodrigues e Mauro Moraes.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS AÇÕES DA OPERAÇÃO VERÃO:

SEGURANÇA – A estrutura de segurança da Polícia Militar terá 1.923 policiais e 966 bombeiros. O efetivo usará viaturas, motos e terá apoio de helicópteros para ações policiais e de resgate. A Polícia Civil também vai ampliar o trabalho nas delegacias, para auxiliar na guarda de presos e nas investigações, principalmente do tráfico de drogas, e coibir o porte de armas.

A segurança de banhistas também aumentou nesta temporada. Trinta novos postos de guarda-vidas estão sendo construídos em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, e três na Ilha do Mel. Os novos postos têm dois metros de altura, o que aumenta a visibilidade dos bombeiros, que pode alcançar raio de quatro quilômetros.

SAÚDE - o número de profissionais e equipamentos será reforçado na Operação Verão. Serão 6.4 mil plantões médicos e de enfermagem e mais de 77 mil horas de trabalho – o dobro da temporada passada.

O Centro de Recuperação de Afogados funcionará no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos. A unidade é especializada em atender acidentes aquáticos, como afogamentos, acidentes com águas-vivas e outros animais marinhos.

A Secretaria de Estado da Saúde terá ações de prevenção de doenças em todas as praias, inclusive com a realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais. As barracas terão ouvidoria para receber reclamações, elogios e sugestões.

LIMPEZA - O Governo do Estado também fará a limpeza pública no Litoral no verão. O trabalho começou uma semana antes do início da temporada, quando policiais militares e bombeiros fizeram um mutirão para recolher lixo do mar e da areia.

Agora, na Operação Verão, coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos, varrição de ruas e limpeza das praias serão coordenados pelo Instituto das Águas do Paraná e pela Sanepar. Os serviços vão até 6 de março.

Em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Paranaguá e Ilha do Mel irão trabalhar 550 pessoas, com 31 caminhões compactadores para a coleta convencional, seis caminhões-baú para coleta do material reciclável e 14 caminhões-caçambas.

Ao longo da orla marítima serão instaladas 1.200 lixeiras com dois sacos plásticos, um preto para lixo orgânico e outro azul, para o reciclável.

Seis máquinas saneadoras vão limpar a areia de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Os equipamentos operam à noite, com a praia vazia, peneirando a areia e recolhendo resíduos.

Durante o dia, serão usados oito dumpers, veículos para transporte de materiais que darão apoio às equipes de catadores.

Nas ilhas, haverá limpeza de praias, varrição de trilhas e retirada de resíduos via marítima.

MEIO AMBIENTE - o Instituto Ambiental do Paraná vai monitorar 47 pontos de rios e mar no litoral. Os boletins com a qualidade da água serão divulgados toda sexta-feira.

O monitoramento da qualidade da água de rios e mar será mais rápido neste verão com o uso de um novo equipamento. A máquina analisa a água em 24 horas. A tecnologia anterior emitia resultado em 48 horas.

ENERGIA - A Copel está investindo mais de R$ 55 milhões para ampliar e automatizar a rede elétrica dos sete municípios do Litoral, garantindo a continuidade do fornecimento de energia e o rápido restabelecimento, em caso de emergência.

Neste verão, a companhia também vai distribuir aos veranistas 200 mil exemplares da revistinha Passatempo, com diversão e dicas de segurança e economia no uso da energia elétrica.

A Copel Telecom volta a oferecer internet sem fio e gratuita durante a temporada. Serão beneficiadas as áreas de orla de Guaratuba, Matinhos, Caiobá, Praia de Leste, Ipanema, Shangri-lá, Riviera, Pontal do Sul e Ilha do Mel.

TURISMO - A Paraná Turismo, autarquia da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, desenvolverá ações de promoção dos atrativos turísticos durante a temporada.

Haverá distribuição de 40 mil exemplares do Guia do Litoral do Paraná 2014, material que ajuda o veranista a conhecer e encontrar informações sobre os principais pontos turísticos do Litoral.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado