Turismo

Paraná debate alternativas para estimular o turismo náutico e atrair mais navios de cruzeiro
05-07-2011 20:04

Curitiba – Um diagnóstico do potencial do turismo náutico no Paraná está sendo traçado em um encontro que começou hoje(5), em Paranaguá, município do litoral do estado. Estão sendo discutidos projetos do governo estadual que serão implantados em parceria com o Ministério do Turismo e organizações públicas e privadas. Dentre estes projetos está a criação de um comitê de desenvolvimento do turismo náutico no Paraná. Segundo o secretário estadual de Turismo, Faisal Saleh, o litoral e os rios Iguaçu e Paraná, incluindo as hidrelétricas, são as regiões com vocação para este tipo de turismo.

Também está sendo discutida no encontro, que termina amanhã (6), a expansão dos portos paranaenses , que prevê a criação de um terminal de passageiros. A ideia, segundo o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Maron, é receber navios de cruzeiro já na próxima temporada de verão. “Será montada uma estrutura alternativa de recepção [dos turistas de cruzeiros] até que as obras do novo terminal [de passageiros] estejam concluídas”. Os recursos para a construção do novo terminal estão sendo pleiteados no governo federal.

De acordo com o secretário de Turismo, as perspectivas são ótimas porque o segmento de cruzeiros marítimos cresce vigorosamente no Brasil, único país da América do Sul a integrar os 40 destinos mais procurados no rol da Organização Mundial do Turismo. No verão passado, 880 mil turistas viajaram pela costa brasileira. A projeção do setor é de crescimento de 30% ao ano.

O secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins da Silva, disse que o Ministério do Turismo está elaborando um projeto para incrementar a visitação às ilhas brasileiras. Um dos destinos citados por ele é a Ilha do Mel, no litoral paranaense.


Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado