Turismo

Parque Estadual de Vila Velha é roteiro da Copa 2014
13-01-2012 13:47

O Parque Estadual de Vila Velha, na região dos Campos Gerais, é oficialmente o mais novo destino turístico brasileiro que será divulgado pelo governo federal aos turistas durante a Copa do Mundo de 2014. A confirmação foi nesta quinta-feira (12), em Brasília, pelo ministro do Turismo Gabão Vieira, e anunciada pelos secretários estaduais Faisal Saleh (Turismo) e Mário Celso Cunha (Assuntos da Copa). Roteiros e atrações turísticas em Paranaguá, Morretes, Curitiba e Foz do Iguaçu também estão na relação.

O secretário de Assuntos da Copa do Mundo, Mário Celso Cunha, afirmou que a participação de diversos atores do Governo do Estado e de instituições dos Campos Gerais foi fundamental para a inclusão do parque estadual na lista oficial. “Vila Velha é um importante destino para a Copa do Mundo e para o mercado internacional. Vai atrair visitantes e impulsionará a economia da região”, afirmou. Participou também da reunião o deputado federal Sandro Alex.

Na semana passada, o Ministério do Turismo apresentou uma relação com 184 destinos do País, seleção que excluía Vila Velha. A partir disso, a secretaria para Assuntos da Copa encaminhou um ofício a Vieira com o pedido de inclusão da unidade de conservação.

De acordo com o secretário do Turismo, Faisal Saleh, o Ministério do Turismo divulgará em breve os destinos para comercialização nacional para o período da Copa. “Vila Velha se encontra neste rol de destinos. Foram feitos estudos de competitividade e constatado condições suficientes para figurar entre os roteiros que serão divulgados no exterior”, disse Saleh.

Ele afirmou que o órgão do governo federal apóia também a inclusão de Vila Velha na Rede Global de Geoparques da Unesco, benefício que extrapola o ambiente do Parque e se estende à região dos Campos Gerais.

DESTINOS – Além de Vila Velha, em Ponta Grossa, outros quatro roteiros turísticos paranaense integram a lista oficial do Ministério do Turismo. Em Paranaguá foram escolhidos o Santuário do Rocio e a Ilha do Mel, em Morretes o Parque Estadual Pico do Marumbi e o Salto dos Macacos. Na Capital, foram incluídos sete pontos turísticos, além dos parques e bosques: Marco Zero na Praça Tiradentes, a Universidade Livre do Meio Ambiente, a Rua 24 Horas, o Passeio Público, a Ópera de Arame, o Teatro Paiol e o Museu Oscar Niemeyer. Na região Oeste, em Foz do Iguaçu, o Parque Nacional Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu fecham o roteiro no Paraná.

VILA VELHA - Considerado um dos principais atrativos turísticos naturais do Estado, Vila Velha é o parque estadual mais antigo do Paraná. Somente em 2011, registrou cerca de 40 mil visitantes.

Os arenitos, formações rochosas de tamanhos e formas variadas, são as principais atrações da unidade – que, de acordo com a Comissão Brasileira dos Sítios Geológicos e Paleobiológicos, também é um importante local de conservação de sítios geológicos.

O parque possui toda a estrutura necessária para atendimento ao visitante, sem causar impactos negativos sobre o importante patrimônio geológico do Paraná. Também tem como atrativos as Furnas (grandes crateras com vegetação exuberante e água em seu interior) e a Lagoa Dourada (que recebeu este nome porque suas águas ficam douradas ao por do sol).

Vila Velha também abriga uma fauna variada, com lobos-guarás, jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, cachorros-do-mato, araras, furões, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirins, entre outras espécies.

AENotícias

Conheça www.ImoveisPOntaGrossa.com Imobiliárias e imóveis reunidos em um só local.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado