Turismo

Parques estaduais são opções para o feriado de Páscoa
05-04-2012 08:51

Mantidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Estado possui 29 parques estaduais que, além da função de preservar o meio ambiente e os biomas locais, possuem lindas paisagens que podem ser admiradas por todos. O Parque Estadual de Vila Velha, localizado em Ponta Grossa, é a Unidade de Conservação estadual mais visitada. Apenas em 2011, recebeu mais de 60 mil turistas. O local possui uma grande estrutura para receber seus visitantes e preservar um importante patrimônio geológico paranaense.

Além dos arenitos, a Unidade de Conservação possui um dos últimos remanescentes de cerrado do estado, a Lagoa Dourada e Furnas. Seu horário de visitação é das 8h30 às 15h30, de quarta à segunda-feira, além dos feriados. O telefone do parque para mais informações é (42)3228-1539.

TRILHAS - Para quem gosta de fazer trilhas, uma ótima opção é o Caminho do Itupava, no Litoral. Este caminho foi, por muitos séculos, a principal ligação entre a planície litorânea e o primeiro planalto paranaense. No trajeto é possível observar uma paisagem espetacular onde se encontram riachos, árvores e pequenos animais de diversas espécies. O caminho, que liga o Parque Estadual do Marumbi e o Parque Estadual da Serra da Baitaca, fica aberto de quinta-feira a domingo e feriados das 8h às 18h.

Ainda no Litoral, uma boa opção de passeio é o Parque Estadual do Marumbi, entre os municípios de Piraquara, Quatro Barras e Morretes. Um dos seus atrativos é o Pico do Marumbi, aconselhado tanto para os que procuram um lugar tranquilo para caminhadas que levem a locais como o Rochedinho e a Cachoeira dos Marumbinistas, quanto para os que procuram escalar paredões como os da Esfinge, Abrolhos e Torre dos Sinos. Por conta de obras de revitalização que ocorrem no local o camping da Unidade de Conservação está fechado por tempo indeterminado. O parque funciona de quarta à segunda-feira, além dos feriados, das 8h30 às 18h. Para saber mais sobre o parque, o telefone é: (41)3462-3598.

O Parque Estadual Lago Azul, em Campo Mourão, é uma boa opção para quem mora na região noroeste do estado. A trilha de Peroba é um sucesso com as crianças que fazem o trajeto guiadas por monitores. A Unidade de Conservação também possui um amplo espaço para recreação. Para os adultos que gostam de adrenalina, há uma segunda trilha chamada Aventura, onde os guias acompanham visitantes por um caminho repleto de cachoeiras.

Nos sábados, domingos e feriados o local abre das 14h às 17h e, de terça à sexta-feira, das 9h às 17h. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (44)3523-1915.

Para informações sobre os 29 Parques Estaduais, acesse o endereço www.uc.pr.gov.br


Agência Estadual de Notícias
GUIASJP - Um serviço POW Internet
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.