Turismo

Pratique o Cicloturismo no Litoral do PR
01-01-2015 12:00

Viajar não significa apenas descansar. Muitas atrações podem ser desfrutadas pelos turistas que estão no Litoral do Paraná. Uma delas é o Cicloturismo, com boas sugestões de rotas com diferentes níveis de dificuldade e trajetos em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

As rotas são sugestões da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e foram previamente percorridas por ciclistas que integram a Federação Paranaense de Ciclismo, Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu e projeto Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

São passeios em meio à natureza, até a Floresta Estadual do Palmito ou o Parque Estadual Rio da Onça. Rotas gastronômicas, como a visita a comunidade do Cabaraquara, em Matinhos também estão inclusas, assim como o Turismo Rural até a colônia Maria Luíza ou ainda o roteiro cultural pela orla de Matinhos, incluindo pedaladas noturnas pelos balneários.

“Estamos incentivando o uso de um meio de transporte não poluente para que as pessoas possam conhecer áreas naturais e a cultura do Litoral”, explica o vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo José Carlos Belloto.

ROTAS
Os circuitos podem ser realizados saindo de Matinhos com destino ao Parque Estadual Rio da Onça. Outra opção de passeio é ir até o Morro do Cabaraquara, local de Mata Atlântica, rios, mangues, montanhas, cachoeiras e onde vive uma comunidade receptiva que oferece opções de lazer. Trilhas, passeios de barco, artesanato nativo e, principalmente, degustação de ostras cultivadas e servidas no local. O local também abriga diversos restaurantes especializados em frutos do mar.

A visita à Floresta do Palmito, saindo de Matinhos ou de Praia de Leste, é mais uma opção de percurso que pode ser feito. O local possui uma estrada com 6.500 metros de extensão que passa pelo interior da Unidade de Conservação, chegando até o Rio das Correias, com 25 metros de largura. Com grande variedade de espécies da flora da Mata Atlântica, a Floresta é considerada um dos maiores orquidários naturais da região Sul.

O Turismo Rural até a Colônia Maria Luíza é uma rota de 25quilômetros e entre os atrativos estão a Cachoeira Quintilha e um café colonial, servido em propriedades rurais da região. É possível realizar boa parte do trajeto pela Estrada Velha paralela à rodovia, o acesso inicia na Colônia Cambará.

CLUBE DA BICICLETA
Outra atração que será desenvolvida a partir do dia 14 de janeiro é o Clube da Bicicleta, atividade voltada para crianças de 05 a 12 anos, com o objetivo de incentivar a prática do ciclismo. A estrutura do Clube da Bicicleta – pequenas bicicletas infantis e capacetes – já foram levados para o pátio da UFPR Litoral, em Matinhos, onde será montado um circuito de habilidades motoras ao ar livre. Lá, universitários ligados ao projeto de extensão Ciclovida promoverão atividades recreativas semanais de 45 minutos com as crianças.

“Repassamos noções básicas de educação no trânsito e de como utilizar a bicicleta de maneira adequada, com segurança e respeitando os pedestres”, revela o presidente da Federação Paranaense de Ciclismo e idealizador do Clube da Bicicleta, Adir Romeo.


Veja mapas dos percursos, distâncias, tempo, pontos de parada e dicas sobre as rotas!

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado