Turismo

Qualidade da água nas praias e no interior é mantida
24-01-2014 16:11

O sexto boletim de balneabilidade da temporada divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta sexta-feira (24) mostra que a qualidade das águas no Litoral e no interior se manteve boa para banho. O órgão coleta e analisa semanalmente a qualidade da água nos pontos mais frequentados por veranistas e que apresentam maior preocupação de contaminação ao meio ambiente e à saúde.

Na Costa Oeste e no Norte Pioneiro todos os locais analisados continuam próprios para banho. No Litoral, dos 47 pontos monitorados, cinco são impróprios para banho - dois em faixa de areia e três em rios.

Os pontos considerados impróprios para banho são: Praia de Encantadas, na Ilha do Mel (em frente ao módulo policial); Caieiras, em Guaratuba (altura da rua Frederico Nascimento); Ponta da Pita, em Antonina; e os rios Nhundiaquara e Marumbi, em Morretes.

O monitoramento analisa concentrações de bactérias Escherichia coli (E.coli) de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Além dos pontos monitorados e divulgados nos boletins de balneabilidade, o IAP também monitora e sinaliza durante todo o ano outros locais do Litoral que historicamente são considerados impróprios para banho. Estes são classificados como permanentemente impróprios para banho.

SINALIZAÇÃO - No Litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas nas bandeiras instaladas na orla e também em totens eletrônicos e outros serviços do Governo do Paraná.

A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada pelos banhistas.

Os veranistas também podem obter essa informação no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) e nos comércios locais.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado