Turismo

Radares na BR-376 começam a multar
14-08-2015 14:53

Depois de um ano de testes, os 37 radares instalados nas BRs 376 e 101, entre Curitiba e Santa Catarina, começam a multar motoristas em excesso de velocidade. A operação tem início a zero hora da próxima segunda-feira (17).

Com display externo de fácil visualização, os radares informam a velocidade registrada e fotografam as infrações. As imagens são enviadas automaticamente para o banco de dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que emite a notificação de autuação.

A instalação dos radares, realizada pela Autopista Litoral Sul - concessionária que administra o trecho - considerou critérios técnicos definidos em conjunto pela concessionária, PRF e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os estudos para implantação consideraram os índices de acidentes e a velocidade praticada pelos motoristas em comparação com o limite máximo permitido na via.

TRECHOS
Na BR-376, os radares estão concentrados no trecho da Serra do Mar, com cinco dispositivos entre os municípios de Tijucas do Sul e Guaratuba, e limite de velocidade de 60 km/h.

Na BR-101, entre Garuva e Palhoça, são oito pontos de fiscalização na pista principal, sendo sete com limite de 80 km/h e um a 60 km/h (Morro do Boi em Balneário Camboriú).

Os outros 24 pontos estão localizados nas marginais dos municípios de Itajaí, Itapema, Biguaçu, São José e Palhoça, com limites de 40 km/h e 60km/h.

TESTES
Desde março de 2014, os radares já operavam em modo educativo, com supervisão da ANTT e, com a conclusão da etapa de testes e orientação aos motoristas, as infrações de velocidade terão registro e emissão de multa.

Em teste, os dispositivos registraram aproximadamente 34 mil passagens acima do limite de velocidade, o que equivale a 0,16% do total de veículos que transitaram por essas regiões.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado